Foto: Divulgação FMB | Unesp

6º Dia Vascular e 1º Dia Cardio têm mais de 500 atendimentos

O“6.º Dia Vascular” e o “1.º Dia Cardio” realizado no dia 17 de agosto, no Shopping Park Botucatu, organizado por médicos residentes e docentes das disciplinas de Cirurgia Vascular e Endovascular da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP).

O principal objetivo foi oferecer atendimento especializado à população. Balanço divulgado pela organização aponta que foram atendidos 404 pacientes pela equipe de Cirurgia Vascular, com a realização de 808 ultrassonografias, e 172 pacientes pela equipe de Cardiologia, com a realização de eletrocardiogramas. Os pacientes que apresentaram alterações nos exames foram registrados e serão convocados para acompanhamento e tratamento direcionado no HCFMB.

A programação iniciou-se com uma triagem completa conduzida pela equipe de enfermagem da Faculdade Galileu. Durante essa etapa, foram aferidos pressão arterial, glicemia e níveis de colesterol sérico dos participantes. Após a triagem, os pacientes foram encaminhados para duas salas de espera, onde puderam assistir a vídeos educativos produzidos por alunos de medicina e ministrados pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da FMB. Os vídeos abordavam doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e trombose, utilizando uma linguagem acessível para a população.

Além dos vídeos, neste mesmo ambiente foram realizadas aulas sobre a importância da atividade física na prevenção de doenças cardiovasculares e no combate à multimorbidade. Essas apresentações ocorreram em diversos momentos ao longo do dia para alcançar o maior número possível de participantes.

Na sequência, os pacientes foram encaminhados para as salas de exame, onde foram realizados ultrassonografias vasculares e eletrocardiogramas (ECGs). A sala de ultrassonografia contou com quatro aparelhos cedidos pelo Hospital das Clínicas de Botucatu (HC) e dois pela Unimed, realizando exames para detecção de aneurisma de aorta abdominal e aterosclerose carotídea. Já a sala de ECG, equipada com quatro aparelhos também cedidos pelo HC, teve a equipe de cardiologia laudando todos os exames no mesmo momento.

O evento contou com a colaboração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), da Disciplina de Cardiologia/FMB, Liga Acadêmica de Cirurgia Vascular/FMB, Liga Acadêmica de Cardiologia/FMB, Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Saúde e Faculdade Galileu.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias