Estado de SP pode ter recorde histórico de calor para março

Desde agosto de 2023, esta é a oitava onda de calor intenso que o país está vivendo

A onda de calor que se espalha pelo centro-sul do Brasil já afeta o estado de São Paulo. Considerando o histórico de calor dos últimos meses, desde agosto de 2023, esta onda de calor destes últimos dias do verão de 2024 é o oitavo período consecutivo de calor intenso que o país está vivendo.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura nesta quarta-feira chegou aos 37,5°C em Dracena, região próxima ao Mato Grosso do Sul, e ficou entre as 10 maiores temperaturas no país. O calor aumentou também na cidade de São Paulo, que registrou 33°C de temperatura máxima nesta quarta-feira, 13.

Como em vários estados brasileiros, os paulistas também estão reclamando da overdose de calor. Mas o calor ainda vai aumentar nos próximos dias, pois o centro da forte massa de ar quente e seco que se instalou sobre o centro-sul do Brasil tende a deslocar para o Sudeste afetando diretamente o estado de São Paulo.

Com a intensificação da onda de calor sobre o estado de São Paulo, vários municípios podem bater um recorde histórico para março. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura já registrada em um dia de março na capital paulista foi de 34,3°C, no dia 1 de março de 2012. A média de temperatura máxima para março na cidade é de 28°C.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias