Botucatu terá Campanha Julho Amarelo

De 10 a 25 julho o município de Botucatu estará realizando a 4ª Edição da campanha “Julho Amarelo”, visando à intensificação da testagem para hepatite C, principalmente em maiores de 40 anos, e facilitar o acesso à testagem, objetivando  aumentar o diagnóstico, tratamento precoce e a prevenção das hepatites. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a OSS Pirangi, através do Programa Municipal DST/Aids, estará promovendo ações voltadas para a prevenção, promoção, testagem  e tratamento da doença.

A proposta das ações para o Julho Amarelo envolve intensificação da testagem para hepatite C com foco nas pessoas maiores de 40 anos, bem como aconselhamento para todos e, nos casos positivos o encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento se indicado. O grande desafio, principalmente nessa população, é o diagnóstico da doença.

Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso a recomendação de realização do teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de tratar o mais precocemente.

Durante todo o ano as unidades de saúde já realizam exames para detecção de hepatites, mas especialmente neste período de Campanha todas as Unidades de saúde do município estarão intensificando a realização de  teste rápido para hepatites.

No dia 20 de julho, sábado, das 9:00 às 13:00, na Praça do Bosque, na Rua Amando de Barros também estaremos realizando Testes rápidos para toda população, objetivando principalmente facilitar o acesso ao diagnóstico de hepatite C.

Para a realização da Campanha o Programa Municipal DST/Aids estará contanto com vários parceiros como o  SAE de Infectologia “Domingos Alves Meira” e o Ambulatório de Hepatites Virais da Unesp que  também estarão realizando ações de estímulo ao diagnóstico, sendo importantes serviços de referência para tratamento e acompanhamento das hepatites virais no município.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias