Unesp vai sediar centros de pesquisa em tecnologia assistiva e habitação social

A Unesp vai ser a sede de dois novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCDs) financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Com duração de cinco anos, o programa da Fapesp busca no conhecimento científico as soluções para questões sociais notórias, em parceria com órgãos de governo.

As propostas lideradas pela Unesp são para a formação de um Centro Multidisciplinar para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva, com sede na Faculdade de Ciências (FC) do câmpus de Bauru, e para a formação de um centro focado em habitações de interesse social, com sede no Instituto de Ciência e Tecnologia (ICTS) do câmpus de Sorocaba.

No total, a Fapesp anunciou a constituição de 21 novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento em parceria com universidades, instituições de pesquisas, secretarias de Estado e outros órgãos de governos. O investimento total será de cerca de R$ 130 milhões.

A proposta inicial do centro reuniu pesquisadores da Unesp que atuam nas unidades de Bauru, Rio Claro, Presidente Prudente, Ourinhos, Marília, Botucatu, Ilha Solteira, Sorocaba e Araraquara, além de docentes da USP, UFABC e da UFSCar. Os pesquisadores se dividem em quatro linhas de pesquisa principais: novas tecnologias e materiais para tecnologias assistivas; novas tecnologias e materiais para dispositivos médicos, órteses e próteses; inteligência artificial e comunicação alternativa; e materiais pedagógicos digitais.

O centro vai trabalhar em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo e a Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, além de outras instituições e organizações parceiras. Segundo dados apresentados na proposta, a população com deficiência no estado de São Paulo é de 3,3 milhões de pessoas.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias