Biblioteca da Unesp, câmpus de Rubião Júnior, completa 60 anos

Com amplo acervo, o local também é um espaço de vivências.

Nesta semana, a Biblioteca da Unesp, câmpus de Rubião Júnior, completou 60 anos de existência. Criada junto com a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), a unidade teve o seu primeiro livro inserido e tombado no acervo em 1964. Entretanto, o prédio próprio da Biblioteca foi inaugurado alguns anos depois, em 1973.

Fazendo parte da Rede de Bibliotecas da Unesp, o lugar está sob a coordenação da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), e disponibiliza serviços de informação, apoiando as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) e Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA).

Nos dias de hoje, a Biblioteca é composta por um acervo ainda maior desde a sua criação, afinal, além de livros físicos, agrega a Biblioteca online. São 17.414 livros, 37 mil exemplares, 618 títulos de periódicos, incluindo 77 mil fascículos, e 4.448 trabalhos de conclusão de curso (TCC). O espaço onde está localizada é caracterizado, inclusive, pelo conforto, e conta com minirrestaurante interno para os estudantes. 

“A Biblioteca é muito mais do que um ambiente para leitura e retirada de obras, é um espaço de vivências, onde os alunos se conhecem, trocam experiências e criam laços. Como o espaço também é muito acolhedor, há sempre pessoas entrando e saindo, e acabamos nos tornando todos muito amigos”, afirma Luciana Pizzani, Diretora da Biblioteca. 

Ainda de acordo com Luciana, mesmo com a ascensão da tecnologia, com a oferta de cursos e livros digitais, os alunos continuam a buscar pelos impressos.

Para o estudante de Zootecnia Victor Alves, a Biblioteca foi um ambiente que marcou o início de seus estudos. “Nos primeiros meses, eu viajava todos os dias. Sou de Itatinga e sempre chegava antes do horário das aulas começarem. Neste tempo, eu aproveitava a Biblioteca. Todos sempre foram muito gentis comigo e, para quem gosta de ler, é um lugar onde você encontra tudo o que precisa”, explica.

A Biblioteca é um pilar dentro da universidade e contribui para que os estudantes subam um degrau a mais na carreira profissional, além de colaborar com o desenvolvimento pessoal. Sua importância vai além do simples acesso a informações, e contribui para a criação de um ambiente acadêmico dinâmico e enriquecedor.

“Desde que estou aqui, há 23 anos, considero emocionante acompanhar o desenvolvimento da Biblioteca e conhecer os alunos. Uma de nossas missões é fazer com que cada um que entre, saia com um sorriso no rosto, sentindo-se satisfeito por ter encontrado aquilo que buscava”, finalizou a Diretora Luciana.

Arte na Biblioteca

Algumas paredes do prédio da biblioteca receberam pinturas do artista Botucatuense Gustavo Varoli. Ele foi convidado como artista botucatuense para presentear a biblioteca central pelos 60 anos de existência com três artes para as fachadas do prédio.

“O projeto Aves foi criado pelo prédio estar imerso a natureza do Campus onde as aves simbolizam a sabedoria e o crescimento. Os livros na fachada lateral, símbolo da biblioteca, foram feitos em maxi arte como para ampla visão perante grande parte da Unesp”, disse Gustavo ao Acontece Botucatu.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias