Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia de Botucatu inaugura nova sede

O evento acontece no dia (7), no bairro Roseira (ao lado da Demétria) e terá diferentes atrações para a população de Botucatu e região

O MAGMA (Museu Aberto de Geociências, Mineralogia e Astronomia) de Botucatu vai inaugurar a sua nova sede, no bairro Roseira (ao lado da Demétria) no dia 7 de dezembro, a partir das 10 horas. O espaço pertencia ao antigo laticínio Cambará.

Após meses de reforma e organização, o local tem como objetivo acomodar o rico acervo do Museu, além de ser palco de exposições e atividades artísticas e culturais.

Dentro da programação da cerimônia de inauguração, estão inclusas o lançamento do livro “Almanaque da Terra e da Vida”, dos autores Luis Eduardo Anelli e Fabio Ramos, ambos professores da USP e palestras com os temas “Idade da água do Aquífero Guarani”, com o convidado Didier Gastmans e “Geoparque Corumbataí”, com Alexandre Perinotto, ambos professores da Unesp São Carlos.

Além disso, de acordo com a diretora e curadora do MAGMA Museu, Berenice Balsalobre, durante a inauguração, os participantes podem conhecer as novas exposições de longa duração que serão inauguradas e que propõe reflexão sobre o Território da Cuesta, Aquifero Guarani, Geodiversidade, Serra Pelada e muito mais!

“O MAGMA é um espaço de Diálogo, Educação e Transformação e principalmente de cultura científica, que em seu sentido mais amplo , conecta Ciência, Sociedade e Sustentabilidade, capacitando os indivíduos a se tornarem agentes de transformação. Assim, promove-se a construção de um futuro mais informado, crítico e comprometido com bem-estar coletivo e ambiental”, reforça Berenice.

“O museu é um espaço de educação não formal, onde as linguagens artísticas atuam como ferramentas no desenvolvimento de dinâmicas e atividades que proporcionam o aprendizado de maneira lúdica, criativa e envolvente. E será possível conhecer uma rocha do Eon Arqueano, de 3,6 a 2,5 bilhões de anos!”, continua a diretora.

A inauguração da nova sede do MAGMA promete marcar um novo capítulo na história de Botucatu e da região, visto que a instituição será um bom apoia para fortalecer a educação, arte e a ciência.

Relembre sobre a calçada geológica

Recentemente foi instalada uma exposição externa, a Calçada da Terra e da Vida, uma exposição ilustrativa e áudio-descritiva a céu aberto, que conta de forma cronológica, a história geológica do planeta Terra ao longo de 4,6 bilhões de anos. Permite um panorama da evolução do planeta, da flora, da fauna e do Ser Humano.

Criada para compartilhar conhecimento de forma acessível para todos e de fácil compreensão, a calçada foi inaugurada em março de 2024, soma 48 metros, e é considerada a única calçada geológica ilustrada do Brasil.

Sobre o MAGMA

O MAGMA é um espaço de cultura científica, onde os visitantes experimentam a ciência e o conhecimento por meio de diálogos e ações educativas entre as áreas de geociências, mineralogia e astronomia. Sua atuação tem por objetivo propor o questionamento e a conscientização para a integração entre os seres humanos, meio ambiente, planeta e universo. O MAGMA, de forma orgânica e em constante construção, quer ser um espaço de lazer, cultura, ciência, memória, exposição, conhecimento, sensibilização para receber os estudantes dos ensinos básico, universitário e também o público em geral.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias