Imagem: Eitan ABRAMOVICH | AFP | Via UOL

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos

Morre Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, aos 89 anos.

O que aconteceu

Em abril de 2024, Mujica anunciou que foi diagnosticado com câncer de esôfago. Em uma entrevista coletiva, o ex-político disse que descobriu o tumor em um exame de rotina, e que sua saúde ficou “muito comprometida”. O ex-presidente também sofria de Síndrome de Strauss, uma doença imunológica crônica.

Mas, em janeiro de 2025, ele disse que o câncer espalhou e que não seguiria o tratamento. Em uma entrevista coletiva, o ex-político disse que descobriu o tumor em um exame de rotina, e que sua saúde ficou “muito comprometida”. O ex-presidente também sofria de Síndrome de Strauss, uma doença imunológica crônica.

Mas, em janeiro de 2025, ele disse que o câncer espalhou e que não seguiria o tratamento. Mujica explicou que a doença chegou ao fígado e que após o diagnóstico pediu aos médicos que não o fizessem “sofrer em vão”.

Ontem, a esposa contou que ele recebia cuidados paliativos para alívio da dor em casa. O político estava em ‘fase terminal’, segundo Lucía Topolanski explicou a um veículo de comunicação do Uruguai, explicando por que ele não participou nas eleições regionais.

Morte foi confirmada pelo presidente do Uruguai, Yamandú Orsi, nas redes sociais. “Sentiremos muita falta de você”, publicou.

Ainda em 2024, o ex-presidente do Uruguai passou por radioterapia e, após a remissão do câncer, precisou realizar uma cirurgia. Em setembro, Mujica foi hospitalizado quatro vezes em menos de duas semanas devido a distúrbios digestivos causados pela radioterapia. Ele precisou ser submetido a uma gastrostomia para garantir o “bom fluxo” de alimentos e para permitir que o esôfago danificado se reparasse naturalmente.

Pepe encarava a morte com naturalidade. “É preciso morrer. Pertencemos ao mundo dos vivos, nascemos destinados a morrer. Por isso a vida é uma aventura maravilhosa. Mais de uma vez na minha vida a morte rondou a cama, desta vez parece que vem com a foice em punho. Vamos ver o que acontece”, afirmou.

Ex-presidente mantinha discurso otimista e incentivava a juventude. “Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha forma de pensar, com minhas verduras e com minhas galinhas. Quero dizer às meninas e aos meninos do nosso país que a vida é linda, mas se desgasta. A questão é recomeçar a cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança”, declarou após o anúncio da doença.

Na sua despedida, Mujica também acenou para seus opositores. “É fácil respeitar aqueles que pensam parecido com você, mas você precisa aprender que o fundamento da democracia é o respeito aos que pensam diferente”, disse. Por mais de uma vez ele se esquivou do “título” de articulista, falando que não interfere em ações do seu partido há mais de cinco anos.

“Me arrependo de tanta coisa. Eu fui presidente, e neste país tem gente que passa fome” – Pepe Mujica, ao jornal uruguaio Búsqueda.

Quem foi Pepe Mujica

José Alberto Mujica Cordano nasceu em 20 de maio de 1935 em Montevidéu, capital uruguaia. Descendente de italianos e bascos, Mujica era filho de pequenos agricultores. Após a morte do pai, Mujica trabalhou como florista com a mãe.

Pepe foi casado com Lucía Topolansky, senadora e ex-companheira de guerrilha. O casal morava em uma chácara em Rincón del Cerro, na periferia de Montevidéu, onde Mujica manteve as raízes familiares e continuou cultivando flores e hortaliças.

Mujica mantinha vida sem luxos. Quando presidente, ele renunciou a parte do salário e doou mais de R$ 1 milhão para um plano de habitação social. Pepe andava com um Fusca e não demonstrava ter apego material, comportamento que lhe rendeu o apelido de “presidente mais pobre do mundo”.

Foi representante da esquerda latino-americana e defensor da agenda progressista. Além de presidente, Mujica foi deputado, senador e ministro da Agricultura. Ele se aposentou definitivamente da vida política em 2020, quando renunciou ao cargo de senador por problemas de saúde.

Fonte: Notícia adaptada via UOL

Compartilhe nas Redes Sociais