Dia Mundial da Doação de Leite Humano reforça importância da solidariedade entre mães

Banco de Leite do HC de Botucatu atendeu mais de 500 bebês em 2024 e reforça necessidade de novas doadoras. Entenda!

Nesta segunda-feira, 19 de maio, é celebrado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano, uma data dedicada a valorizar a solidariedade de mulheres que amamentam e dividem o leite excedente com bebês que não podem ser alimentados pelas próprias mães. A doação é um gesto simples, mas que pode fazer toda a diferença para a saúde e a vida de recém-nascidos, especialmente os prematuros.

O leite materno é o principal fator na redução da mortalidade infantil, conforme reforça o Unicef. Ele fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê e ainda protege contra infecções e doenças graves, algo fundamental para quem nasce antes das 37 semanas e está com o sistema imunológico fragilizado.

Em Botucatu, o Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina (HCFMB) é referência regional e atende recém-nascidos internados na UTI Neonatal. Somente em 2024, mais de 500 bebês foram beneficiados com o leite doado. Apesar do trabalho constante da equipe e da fidelidade de algumas doadoras, o volume de leite coletado tem diminuído — justamente em um momento em que a demanda cresceu.

Segundo a responsável técnica do BLH, Angélica Almeida, esse cenário acende um alerta. “As internações aumentaram e o número de doações caiu. Precisamos sensibilizar mais mulheres que estão em fase de amamentação e têm leite excedente para que se tornem doadoras.”

Para doar, é necessário estar saudável, não usar medicamentos contraindicados e ter leite excedente. A equipe do Banco de Leite fornece todo o material e faz a coleta na casa da doadora.

Interessadas podem entrar em contato pelos telefones (14) 3811-6410, (14) 3811-2762 ou WhatsApp (14) 99799-8289.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais