Docente do IBB é selecionado para projeto de mobilidade internacional com a Universidade do Porto
Coordenador do curso de Ciências Biomédicas, Wellerson Scarano representou a Unesp em parceria com a Universidade do Porto para fortalecer ensino e pesquisa.
Recentemente, o professor Wellerson Scarano, coordenador do curso de Ciências Biomédicas do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, participou do projeto MOBILE 22, coordenado pela Universidade do Porto, em Portugal, e financiado pelo programa europeu Erasmus+. A iniciativa tem como foco promover a mobilidade acadêmica entre instituições de 22 países não pertencentes à União Europeia.
O docente esteve no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), da Universidade do Porto, para cumprir a agenda do projeto, que envolveu visitas a laboratórios de pesquisa, reuniões com grupos científicos, visita técnica ao hospital universitário e ao hospital veterinário da instituição, além de uma palestra com o tema “O Câncer como doença do desenvolvimento”, ministrada por Wellerson, para docentes e pós-graduandos.
O projeto de mobilidade propõe a criação de uma parceria acadêmico-científica entre o Programa de Pós-Graduação em Biologia Geral e Aplicada (PPGBGA) da Unesp Botucatu e o ICBAS, visando à elaboração conjunta de disciplinas de pós-graduação, além do intercâmbio de estudantes entre as duas universidades. No campo científico, também foram discutidos estudos bilaterais e propostas de projetos conjuntos entre o laboratório coordenado pelo professor Wellerson e pesquisadores da Universidade do Porto, que atuam com abordagens ômicas – técnicas que visam estudar a totalidade das moléculas que compõem uma célula ou organismo, em vez de se concentrar em uma única molécula ou gene isoladamente – em modelos experimentais de desregulação endócrina. De acordo com o docente, a experiência vivida foi muito valiosa.
“Foi muito enriquecedor ter a possibilidade de conversar com vários pesquisadores de diferentes áreas e encontrar possíveis parcerias em assuntos de interesse comum”, destacou.
Um pouco mais sobre o projeto MOBILE 22
A seleção para o projeto MOBILE 22 exigiu a elaboração de um projeto de mobilidade em conjunto com um pesquisador da Universidade do Porto, além da aprovação em processos seletivos realizados em ambas as instituições. A Unesp contou com apenas uma vaga no edital, conquistada pelo docente Wellerson Scarano.
O MOBILE 22 é um projeto coordenado pela Universidade do Porto (UP) e financiado pelo programa europeu Erasmus+ – Ação Chave 1: Mobilidade Internacional de Créditos. A iniciativa visa promover a mobilidade de estudantes, docentes e técnicos entre a UP e instituições de 22 países fora da União Europeia, fomentando a troca de conhecimentos, habilidades e boas práticas acadêmicas.
Com duração de três anos, o projeto prevê a concessão de 123 bolsas voltadas para atividades de ensino, formação e estudos. Os benefícios incluem despesas de viagem, subsídios mensais e seguro, conforme as diretrizes do Erasmus+.
Como resultado da experiência, foram formalizadas parcerias de ensino e pesquisa, além da viabilização da mobilidade de estudantes de pós-graduação brasileiros e portugueses entre as instituições. O IBB, por meio de suas iniciativas e colaborações, segue ampliando sua atuação internacional e incentivando o intercâmbio de conhecimento em diferentes áreas da ciência.