HC de Botucatu inaugura novo Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia
O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) deu um importante passo na área da saúde com a inauguração, no último dia 23 de junho, do Laboratório de Pesquisa Translacional em Oncologia.
O novo espaço foi idealizado com o objetivo de aproximar as descobertas científicas do dia a dia clínico, promovendo o que se chama de “pesquisa translacional” — ou seja, o conhecimento gerado em laboratório sendo diretamente aplicado na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, principalmente o câncer.
O laboratório permitirá pesquisas nas chamadas áreas “omics”, como genômica, transcriptômica, proteômica e metabolômica, utilizando tecnologia de ponta e análise de dados em larga escala. A expectativa é que essas investigações acelerem o desenvolvimento de novos exames, estratégias de prevenção e terapias personalizadas.
A iniciativa é resultado de uma colaboração entre o HCFMB, a Famesp (Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar) e a empresa internacional Zymo Research, unindo conhecimento acadêmico, tecnologia e assistência em saúde.
Pesquisas com foco no paciente e na família
A primeira fase de atuação do laboratório deve focar na investigação de genes relacionados ao risco de desenvolvimento de câncer, tanto em pacientes quanto em familiares. O objetivo é identificar alvos moleculares que possam ser tratados com terapias específicas e orientar a conduta clínica de forma mais eficaz.
Além disso, o espaço também deve contribuir com ações de aconselhamento genético, ajudando a mapear e reduzir riscos em famílias com histórico da doença.
O novo laboratório reforça o compromisso do HCFMB em promover a pesquisa científica aplicada, com impacto direto na vida dos pacientes e no avanço da medicina personalizada no SUS.
Fonte: Acontece Botucatu