MAGMA Museu sedia encontro do projeto Ciência em Diálogo

Entre uma parceria com a Diretoria de Ensino de Botucatu e a Unesp Botucatu, o objetivo da iniciativa é reforçar o papel da formação de professores.

O MAGMA Museu sediou, na última semana, o segundo encontro do projeto Ciência em Diálogo, uma iniciativa anual voltada à formação docente por meio da integração entre ciência, educação e práticas pedagógicas.

O projeto é resultado da parceria entre a Diretoria Regional de Ensino, por meio do Núcleo Pedagógico, e o Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, sob coordenação do professor André Santachiara Fossaluza. O objetivo é reforçar o papel da formação de docentes. Além disso, professores da rede estadual participaram de uma capacitação sobre origem da vida e tempo geológico, com atividades teóricas e práticas conduzidas pelo professor Marcelo Simões (IBB/Unesp), utilizando como principal recurso didático a Calçada do Tempo, estrutura presente no espaço externo do Museu.

Durante o encontro, os educadores puderam vivenciar uma imersão no conteúdo científico por meio de um ambiente que estimula a observação e o pensamento crítico. A estrutura do MAGMA, que reúne fósseis, minerais e painéis interpretativos, contribuiu significativamente para o aprofundamento das discussões.

Para a diretora e curadora do MAGMA, Berenice Balsalobre, receber um encontro como esse reafirma a missão do Museu enquanto espaço vivo de aprendizagem e conexão entre ensino formal e experiências sensoriais:

“Estar ao lado de professores em formação é parte do que nos move. O MAGMA foi criado para dialogar com escolas, universidades e a comunidade. Ver nossas estruturas sendo utilizadas de forma ativa, crítica e construtiva é uma demonstração clara de que a ciência pode, e deve, estar ao alcance de todos”, destacou.

O projeto Ciência em Diálogo amplia a função do MAGMA como parceiro de projetos educativos, contribuindo não apenas com a formação continuada de professores, mas também com a qualificação das práticas de ensino na Educação Básica. 

Compartilhe nas Redes Sociais