17ª edição do “Venha Conhecer o Instituto de Biociências de Botucatu” bate recorde de escolas visitantes

Iniciativa reuniu cerca de 2.030 mil visitantes de 57 escolas em 3 períodos diferentes ao longo do dia, que vivenciaram, por algumas horas, a rotina acadêmica e científica de uma universidade pública.

O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp) realizou, no dia 11 de setembro de 2025, a 17ª edição do “Venha Conhecer o IB”, evento gratuito voltado aos estudantes do ensino médio e à comunidade de Botucatu e região. A iniciativa reuniu cerca de 2.030 mil visitantes de 57 escolas em 3 períodos diferentes ao longo do dia. Eles tiveram a oportunidade de conhecer os cursos de graduação e pós-graduação do Instituto e vivenciar, por algumas horas, a rotina acadêmica e científica de uma universidade pública.

Ao todo, o Venha conhecer o IB 2025 recebeu jovens de 9 cidades: Botucatu, São Manuel, Conchas, Cesário Lange, Salto, Torre de Pedra, Vitoriana, Pratânia e Porangaba.

Programação diversificada

A programação de 2025 incluiu um circuito interativo com visitas ao Museu de Anatomia, à Central de Aulas, ao Centro de Microscopia Eletrônica, Centro de Isótopos Estáveis Prof. Dr. Carlos Ducatti, Laboratório de Morfologia e ao Espaço IB Eventos, que contou com estandes interativos dos cursos de Ciências Biológicas, Física Médica, Nutrição e Ciências Biomédicas, além dos Programas de Pós-Graduação, projetos de extensão e laboratórios do IBB/Unesp.

Segundo o presidente da comissão organizadora, professor Renato Ferretti, as novidades implementadas nesta edição foram fundamentais para a ampliação das escolas cadastradas. “Nessa edição nós preparamos atividades extras em relação ao ano passado. Tivemos ações culturais como o grupo de teatro Siriema, e as apresentações da OFIBB (Orquestra Filarmônica do IBB)  e da OVIBB (Orquestra de Viola e Violão do IBB), fazendo algumas apresentações para os participantes”, destacou.

Entre as inovações para 2025, o professor destacou a Tenda do Apoio Estudantil, com servidores e estudantes do IBB/Unesp divulgando como funciona do ingresso na UNESP à Permanência Estudantil, bem como o cursinho pré-vestibular Athena. “A Permanência Estudantil é uma política da universidade que promove inclusão e acolhimento de estudantes que precisam de um apoio para se manter dentro da instituição, e o IB está preparado para receber esses estudantes! Ainda atuando na perspectiva de inclusão desse jovem na universidade, o Cursinho Athena estar na mesma tenda da Permanência Estudantil foi estratégico, pois ali o jovem do ensino médio pôde contar com informações sobre o Athena, ficou sabendo como ingressar no cursinho pré-vestibular gratuito e, ao ingressar na universidade, como se manter dentro da instituição”, explicou professor Renato.

Parceria com a Unidade Regional de Ensino de Botucatu

A professora Flávia Delella, vice-presidente da comissão organizadora, ressaltou a importância do apoio da Unidade Regional de Ensino de Botucatu no convite feito para as escolas. “Nós conseguimos dobrar o número de escolas visitantes, também graças a um trabalho em conjunto com a Unidade Regional de Ensino de Botucatu que conversou bastante com as escolas, já previamente convidadas por nós, e fez uma ponte muito importante para que nós tivéssemos um aceite dessas escolas”, explicou Flávia. 

Experiência universitária ainda no Ensino Médio

O evento também foi avaliado de forma positiva por professores do ensino médio da região. Para Elander de Ramas, professor da rede de ensino de São Manuel, a atividade desperta nos jovens o interesse pelo ensino superior. “O evento estreita as relações do ensino médio com o ensino superior. Os alunos têm a oportunidade de conhecer os cursos detalhadamente, tem toda a parte prática que eles se interessam muito e isso desperta um interesse maior de prestar o vestibular para ingressar num curso superior. A Unesp está de parabéns pelo evento, muito bem organizado e os alunos adoraram”, avaliou.

Em uma rápida avaliação, Marco Aurélio, professor da Escola Sophia Gabriel de Oliveira, de Botucatu, destacou o impacto positivo do evento para os estudantes mais jovens. “Eu estou aqui com o 9º ano e o evento é muito importante para que esses jovens conheçam e se sintam pertencentes à universidade. O Venha conhecer o IB traz muitas experiências boas para eles conhecerem e vivenciarem de perto como funciona o estudo das biociências”, afirmou. 

Com recorde de público e uma programação interativa e inclusiva, o evento reafirmou o seu principal objetivo: aproximar a universidade da comunidade, mostrando o papel da Unesp na formação de profissionais e na produção de conhecimento científico de qualidade.

Compartilhe nas Redes Sociais