Foto: Reprodução/ Prefeitura Botucatu

Agentes de trânsito passarão a autuar motoristas em Botucatu a partir de 23 de fevereiro

A partir do dia 23 de fevereiro, os agentes municipais de trânsito passarão a autuar motoristas que cometerem infrações nas vias da cidade.

Até então, o trabalho vinha sendo realizado com foco educativo, orientando condutores e organizando o fluxo viário em pontos estratégicos. Com a nova fase, os profissionais passam a exercer também o poder de fiscalização com aplicação de multas, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

A estruturação do grupamento de agentes de trânsito em Botucatu é uma conquista relativamente nova. A criação do cargo foi aprovada pela Câmara Municipal em março de 2024, com o objetivo de reforçar a fiscalização e melhorar a organização do tráfego urbano.

Já em maio de 2025, a Prefeitura iniciou oficialmente a formação da primeira equipe municipal, marcando o início da implantação do setor. Pouco depois, em junho de 2025, os primeiros agentes começaram a atuar nas ruas da cidade, inicialmente com ações educativas, operações de orientação e apoio à mobilidade urbana.

Desde então, o efetivo foi ampliado e atualmente Botucatu conta com 20 agentes de trânsito, que vêm atuando no patrulhamento, organização do fluxo e prevenção de irregularidades.

Com a consolidação do trabalho e após período de orientação à população, o município inicia agora uma nova etapa. A partir de 23 de fevereiro, os agentes passam a autuar infrações como:
• estacionamento irregular
• desrespeito à sinalização
• bloqueio de vias
• entre outras condutas previstas na legislação

A medida tem como objetivo aumentar a segurança viária, melhorar a fluidez do trânsito e reforçar o cumprimento das normas nas ruas da cidade.

Compartilhe nas Redes Sociais