Botucatu é destaque em Proteção Animal e Saúde Pública
Desde 2025, a Prefeitura da Estância Turística de Botucatu estruturou uma política pública integrada de proteção animal e saúde pública, com protagonismo do Departamento de Proteção Animal (DPA), atuação técnica do Centro de Acolhimento Animal de Botucatu (CAAB) – Canil Municipal e participação estratégica da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS).
Em 2025, foram realizadas 6.236 castrações, por meio de mutirões, da unidade cirúrgica do CAAB e de ações descentralizadas. Somente nos últimos dois anos, o município já contabiliza 11.250 animais castrados, consolidando a política de controle populacional de animais.
Todas as castrações são acompanhadas de microchipagem, fortalecendo a identificação permanente e a responsabilização dos tutores. Até o momento, a cidade já realizou a microchipagem de 27.589 animais, sendo 16.181 gatos e 11.408 cães. Em 2025, 1.270 animais foram devolvidos aos seus tutores, reduzindo o tempo de permanência sob tutela do poder público e otimizando recursos municipais.
O Canil Municipal também registrou aproximadamente 3.400 animais recolhidos e cerca de 5.400 ocorrências atendidas, além de mais de 2.300 atendimentos clínicos e aproximadamente 70 procedimentos cirúrgicos além das castrações, evidenciando o cuidado e preocupação com animais em situação de risco, vulnerabilidade ou abandono.
Um resultado expressivo do compromisso com a causa animal é que o DPA atuou de forma estruturada na fiscalização e aplicação da legislação, com 1.503 protocolos instaurados, 445 autos de constatação, 87 multas e 12 prisões em flagrantes em ação conjunta com a Polícia Civil.
No âmbito sanitário, a VAS exerce papel central na prevenção de zoonoses, especialmente no controle da raiva. Em 2025, foram imunizados 3.424 animais por meio de ações de rotina e esquemas de profilaxia pós-exposição ao vírus da raiva, sendo 2.424 cães e 1.000 gatos. Em 2026, até o momento, já foram imunizados 974 animais, sendo 644 cães e 330 gatos.
A vacinação antirrábica em massa deixou de ser estratégia do Programa de Controle da Raiva no Estado de São Paulo em 2020. Mesmo diante desse novo cenário, o município tem adotado estratégias específicas para imunizar os animais, incluindo vacinação de rotina, atendimento mediante agendamento prévio e ações territoriais descentralizadas, como o Programa Prefeitura Mais Perto de Você, que ampliou a cobertura vacinal de forma organizada e permanente.
Nesse contexto, a VAS atua como elo estruturante da saúde única, integrando proteção animal, vigilância epidemiológica, prevenção de zoonoses como a raiva e a leishmaniose, além de ações de educação em saúde, articulando iniciativas com o DPA e o CAAB para uma gestão preventiva e orientada por evidências.
Os indicadores demonstram que a política municipal deixou de ser apenas reativa ou assistencial e passou a ser estruturada, preventiva e eficaz, com impacto direto na saúde pública, no ordenamento urbano e no bem-estar coletivo!
Serviços
Centro de Acolhimento Animal de Botucatu (CAAB) – Canil Municipal
Telefone: (14) 3811-1515
Departamento de Proteção Animal (DPA)
Telefone: (14) 3811-4915
Vigilância Ambiental em Saúde (VAS)
Telefone: (14) 3811-1609
Horários de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17 horas. Após o horário comercial, em finais de semana e em feriados, os plantões desses serviços devem ser acionados por meio do telefone 153 (Guarda Civil Municipal).










