Romário (PL) é reeleito senador pelo Rio de Janeiro

Ex-jogador teve a manutenção da cadeira no Legislativo Federal confirmada após a apuração de 94,4% das urnas

O ex-jogador Romário (PL) foi escolhido neste domingo (2) para representar o estado do Rio de Janeiro no Senado Federal pelos próximos oito anos.

Com 94,41% das urnas apuradas, Romário foi reeleito ao conquistar 29,04% dos votos. Ele não pode mais ser superado matematicamente por nenhum dos adversários.

Ficam pelo caminho Alessandro Molon (PSB), Clarissa (União Brasil), Daniel Silveira (PTB), Cabo Daciolo (PDT), André Ceciliano (PT), Prof. Helvio Costa (DC), Bárbara Sinedino (PSTU), Sued Haidar (PMB), Antônio Hermano (PCO), Raul (UP), Hiran Roedel (PCB) e Itagiba (Avante).

Neste ano, a eleição renova apenas um terço do Senado, com 27 eleitos, um para cada unidade da Federação. Isso acontece porque os vencedores têm mandatos de oito anos. Em 2026, haverá a renovação de 66,6% das cadeiras, com a eleição de dois nomes por estado.

Com a manutenção de Romário no cargo, ele seguirá ao lado de Carlos Portinho e Flávio Bolsonaro, ambos também do PL, entre os parlamentares que representam o estado do Rio de Janeiro no Senado Federal.

Perfil

Dono de uma cadeira no Senado desde 2015, Romário de Souza Faria nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1966. Antes de ingressar na política, foi jogador de futebol com passagem determinante na conquista da Copa do Mundo de 1994.

Aposentado dos gramados, ele iniciou a trajetória política em 2009, quando se filiou ao PSB para concorrer à vaga de deputado federal. Foi o sexto candidato mais votado no pleito do ano seguinte. Quatro anos mais tarde, conquistou uma cadeira no Senado, com quase 4,7 milhões de votos.

Em 2011, o ex-jogador tentou sem sucesso ser candidato a prefeito da cidade do Rio de Janeiro, ainda pelo PSB. A esperança de ingressar na disputa foi frustrada pelo ingresso da sigla na coligação que integrou a campanha do Eduardo Paes, vencedor do pleito.

Fonte: R7

Compartilhe nas Redes Sociais