Sem transporte intermunicipal para Anhembi e Piracicaba, parlamentar pede retomada do serviço em Botucatu
Tema foi apresentado pelo vereador Lelo Pagani, que levou o assunto à Câmara para tentar viabilizar uma solução
Um imbróglio envolvendo o transporte intermunicipal para as cidades de Anhembi e Piracicaba foi pauta da sessão da Câmara na última segunda-feira, 06. O tema foi apresentado pelo vereador Lelo Pagani (PSDB), que soube por usuários que desde o início de 2020 a Viação Piracema, que era a concessionária dessa linha, suspendeu o serviço e transferiu seus direitos à Viação Itaqueri. Porém, desde então, a cidade e a região ficaram sem o atendimento deste serviço.
Ainda segundo relatos desses usuários, em fevereiro de 2022, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) informou que a Viação Itaqueri havia disponibilizado dois veículos para atender essa linha, que estes estavam passando por uma vistoria feita pela própria Agência e, após a vistoria, receberiam a autorização para prestarem o serviço.
De acordo com Lelo Pagani, no ano passado, ele apresentou o pedido para reativar a linha de ônibus que liga Botucatu/Anhembi e Piracicaba, através de requerimento e, na época, recebeu como resposta da Artesp que a Viação Piracema de Transportes Ltda, detentora da permissão da linha entre Botucatu – Anhembi – Piracicaba, havia encerrado suas atividades e que a Viação Itaqueri Ltda. foi solicitada, através de requisição, para atender as linhas da então empresa, mas não apresentou interesse em operar a linha.
Para tentar achar uma solução, Pagani propôs, por meio de requerimento, à empresa Primar entrar em acordo com a Artesp para operar uma linha de ônibus intermunicipal que ligue Botucatu/Anhembi e Piracicaba, caso haja interesse. O documento foi oficiado ao proprietário da empresa e aguarda resposta para seguimento.
“A reativação da tradicional linha de ônibus Botucatu/Anhembi/Piracicaba continua sendo importante e uma necessidade urgente para estudantes, trabalhadores e população em geral da região, disse Pagani. “Nosso objetivo é atender os anseios dessas pessoas que necessitam circular entre tais localidades”, finalizou.
Fonte: Acontece Botucatu