Botucatuense é encontrada após mais de 15 dias desaparecida em Paris
Fernanda Santos de Oliveira teve o desaparecimento registrado no dia 6 de maio. Segundo a irmã, ela foi vista no apartamento onde mora na França e a polícia foi até o local.
A polícia de Paris encontrou a brasileira que estava desaparecida há mais de 15 dias na capital francesa. Segundo informações de parentes e da responsável por uma organização que estava ajudando nas buscas, Fernanda Santos de Oliveira, retornou para o seu apartamento na manhã desta segunda-feira (22).
Segundo a irmã da brasileira, que mora em Botucatu, no interior de SP, a polícia foi acionada por vizinhos que a viram chegar em casa. Ela foi levada pelos policiais para um hospital para realização de exames para saber se ela sofreu algum tipo de violência.
O desaparecimento de Fernanda havia sido registrado no dia 6 de maio, quando ela saiu do apartamento em que morava sem documentos e celular, levando apenas uma bolsa de mão, um patinete elétrico e o passaporte.
Na última quarta-feira (17), um comunicado da polícia parisiense revelou que Fernanda teria sido vista nos dias 8 e 9 de maio em Melun, no departamento Sena e Marne. “Ela estava sob posse de um passaporte e um passe de transporte”, disse a polícia, que ainda inclui três fotos da mulher no apelo.
Mobilização em Paris
O desaparecimento de Fernanda mobilizou um grupo voluntário de mulheres com buscas por toda a capital francesa.
Para localizá-la, um grupo de apoio a mulheres imigrantes, a Associação Mulheres na Resistência de Paris, presidido por uma brasileira, realizou buscas pela cidade parisiense.
Nos dias 13 e 18 de maio, elas fizeram mutirões para procurar a brasileira com a distribuição de cartazes com fotos de Fernanda nos principais pontos da capital, como estações e parques. Elas também fizeram buscas em hospitais.
De acordo com a responsável pela ONG, Nellma Barreto, a associação foi alertada no dia 11 de maio, seis dias depois do desaparecimento de Fernanda, após ter sido avisada pela família da brasileira, e realizou um boletim de ocorrência na sexta-feira (12).
Segundo ela, o desaparecimento já havia sido sinalizado à polícia pela patroa de Fernanda, no restaurante, no dia anterior.
Fonte: Acontece Botucatu