Banco de leite humano do HC de Botucatu está em estado de alerta para doações
Leite humano é oferecido aos prematuros e recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada. Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) registrou queda no número de litros coletados e no número de doadoras. Entenda!
O Banco de Leite Humano (BHL) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) registrou, em setembro, o menor número de doadoras e de leite humano arrecadado em 2024, entrando em estado de alerta para doações.
De acordo com a coordenação da unidade, as doações estão em queda desde o início deste ano, e setembro, além do menor número de doadoras, teve também apenas 14 litros de leite humano distribuídos. São aproximadamente 65 litros a menos que o mês de maior distribuição, em fevereiro, quando o banco alcançou 80 litros.
O leite humano arrecadado é oferecido aos prematuros e recém-nascidos com baixo peso ou que tenham alergia a alguma fórmula industrializada e o BLH fornece, além de visitas domiciliares para a retirada de leite diretamente na casa da doadora, um kit com máscara, touca, vidro e folheto para as lactantes interessadas em ajudar.
Para realizar a doação, é necessário seguir algumas exigências:
- Estar amamentando e ter leite em excedente;
- Estar em boas condições de saúde;
- Não ser usuária de droga ou fumante;
- Não usar álcool e medicamentos contraindicados para amamentação;
- Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos seis meses;
- Não estar com sintomas gripais.
Para as lactantes interessadas em colaborar com o BLH do HCFMB, é necessário entrar em contato pelos telefones (14) 3811-6410, (14) 3811-2828 ou (14) 99799-8289.