Botucatu 170 anos: Cardoso de Almeida, um botucatuense que ecoa na história
Considerado o maior político da história de Botucatu, José Cardoso de Almeida foi Deputado estadual e federal, Ministro da Fazenda, Secretário de Estado, Chefe da Polícia Estadual, presidente de bancos estatais e fez leis importantes na história do país. Ele conseguiu obras cruciais para o desenvolvimento da cidade. Saiba mais:
Dr. José Cardoso de Almeida é um nome que ecoa na história de 170 anos de Botucatu. Os mais novos vão fazer a ligação com as escolas e ruas que levam seu nome, mas sua importância não caberia dignamente em apenas uma reportagem.
Em sua carreira política foi deputado estadual e federal em várias ocasiões, secretário de Estado – da Justiça e do Interior – e chefe da polícia paulista. José Cardoso de Almeida foi presidente do Branco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, além de Ministro da Fazenda.
José Cardoso de Almeida nasceu em Botucatu no dia 8 de setembro de 1867. Ele era filho de Antônio Joaquim Cardoso de Almeida, chamado de Velho Cardoso (nome de rua). Trabalhou como caixeiro de uma loja, virou sócio e depois dono daquela que seria a Casa Cardoso, conhecida em Botucatu.
Maior líder político de nossa história
Na história política de Botucatu não houve nome mais importante. O Dr. Cardoso de Almeida representou, com sua liderança, um período de ouro para Botucatu, especialmente durante a chamada República Velha, que durou que durou de 1889 a 1930. Foi o maior nome do Velho Partido Republicano.
Foi Secretário da Justiça (Governo Campos Sales), Secretário da Fazenda (Governo Rodrigues Alves), Secretário da Agricultura (Governo Rodrigues Alves), Secretário da Justiça e do Interior (Governo Jorge Tibiriça), Chefe de Polícia (Governo Bernardino de Campos), Secretário da Fazenda (Governo Altino Arantes), Presidente do Banco do Brasil, durante o Governo de Epitácio Pessoa.
Sua atividade legislativa como Deputado Federal foi muito grande. Autor de várias leis com destaque para a que criou a Polícia de carreira, a que deu vitaliciedade aos Escrivães, a que organizou a Força Pública, a que proibiu acumulações de cargos remunerados, a que criou os Bancos populares, a que criou a Bolsa de Café e a que fundou as Caixas Econômicas Estaduais, entre outras.
José foi casado com Ismênia Ramos de Azevedo, irmã de Ramos de Azevedo, portanto os dois eram cunhados. Dessa união nasceu o Fórum de Botucatu, hoje a Pinacoteca.
O prédio foi projetado por Ramos de Azevedo e construído entre 1918 e 1922. Com seu famoso estilo neo-clássico, o icônico prédio foi um marco no estado.
Foi Patrono do Grupo Escolar Cardoso de Almeida (Cardosinho) e do Instituto de Educação Cardoso de Almeida (IECA E EECA). Foi por sua atuação que Botucatu teve a criação do Bispado, sendo responsável pela construção de sua própria Igreja, a Nossa Senhora de Lourdes, como descreve o site História de Botucatu.
Morte em Paris e eterno em Botucatu
José Cardoso de Almeida morreu em Paris, aos 06 de outubro de 1931, quando tinha 64 anos. Como disse o escritor Armando Delmanto em seu Blog, citando o Almanack de Botucatu de 1920 ‘’ Podemos apontá-lo como o filho mais prestimoso e ilustre de sua terra natal. O maior político de Botucatu na 1ª República’’.
O livro Cardoso de Almeida, escrito por Cláudio Cardoso, que diz:
Sua obra ficaria marcada para sempre tanto no Estado de São Paulo, que tanto amou, como na história da Nação que ele ajudou a construir.
Entre outros Feitos e muitas Leis, tiveram emprestado a sua contribuição:
A Lei que criou a Força Pública, hoje Polícia Militar;
A que deu vitaliciedade aos escrivões;
A que criou a Polícia de carreira;
A que criou as caixas beneficentes;
A que criou a Caixa Econômica Federal
A que criou o ensino público gratuito e reorganizou o ensino no Estado;
A que proíbe a acumulação de cargos públicos;
A que reconheceu o trabalho rural;
A que obrigou ao pagamento de salário aos trabalhadores rurais;
A que normatizou as taxas portuárias;
A que criou os Bancos Populares;
A que criou a Bolsa de Café;
A que criou o Liceu de artes e Ofícios da cidade de São Paulo;
Foi ele Deputado Estadual
Foi ele Deputado Federal
Foi ele Líder do Presidente da República no Congresso Nacional
Foi ele relator da receita do orçamento da União.
Foi ele Secretário de Estado da Justiça, agricultura, fazenda e do interior;
Foi ele Ministro de Estado dos Negócios da Fazenda.
Foi ele Presidente do Banco do Brasil;
Foi ele quem instituiu a exposição nacional de 1908;
Foi ele quem ofereceu garantias para o prolongamento da Estrada de Ferro Sorocabana até Botucatu.
Portando, cabe ser escrito nesta reportagem do Acontece Botucatu, que José Cardoso de Almeida foi o mais ilustre filho de Botucatu.
Fonte: Acontece Botucatu