Botucatu anuncia vacinação da Covid escalonada por idade e sexo de crianças sem comorbidades
A partir desta quarta-feira (19), serão vacinadas as meninas de 11 anos; na quinta (20), será a vez dos meninos dessa idade e, na sexta (21), toda criança de 11 anos. Cronograma das demais idades ainda será divulgado.
A Prefeitura de Botucatu (SP) anunciou que a partir desta quarta-feira (19) dará início à vacinação contra a Covid-19 das crianças de 5 a 11 anos, sem comorbidades. A novidade é que a imunização será feita de forma escalonada por idade e sexo.
O objetivo, segundo a prefeitura, é evitar aglomerações. Crianças com comorbidades ou deficiência começaram a ser imunizadas nesta segunda-feira (17).
De acordo com o primeiro cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, a vacinação escalonada, que tem início nesta quarta-feira (19), vai imunizar primeiro as meninas de 11 anos. Na quinta-feira (20), será a vez dos garotos dessa idade. O horário para esses dois dias será das 8h às 19h.
Na sexta-feira (21), das 8h às 16h20, poderão se vacinar meninas e meninos de 11 anos. O cronograma para as demais idades ainda será divulgado pela prefeitura.
A vacinação ocorrerá no Espaço Saúde, localizado na Avenida Santana, 323, Centro (ao lado Samu), mesmo local que desde segunda-feira tem recebido crianças com comorbidades e deficiência para a imunização.
No ato da vacina, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis, ou apresentar Termo de Assentimento disponível no site da prefeitura preenchido e assinado. Além disso, os pais devem levar o CPF da criança e o RG.
A vacinação das crianças ocorre no estado de São Paulo com a utilização da vacina da Pfizer específica para o público pediátrico.
Orientações
- Se a criança teve ou está com Covid-19, a mesma deverá aguardar o intervalo de 30 dias para receber a vacina
- Neste momento, será necessário aguardar o intervalo de 15 dias entre a vacina Covid-19 e outras do calendário vacinal da criança
- Após a vacinação, a criança deverá permanecer na Unidade de Saúde em observação por 20 minutos
- Para agilizar o processo de vacinação na Unidade de Saúde, os pais ou responsáveis podem fazer o pré-cadastro da criança no site Vacina Já e clicar na aba laranja (crianças até 11 anos)
Fonte: g1