Botucatu registra menor média diária de casos de Covid desde o início da pandemia
Cidade participa de estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e já tem mais de 80% da população com imunização completa.
Botucatu (SP) registrou na última semana a menor média diária de novos casos de Covid-19 desde o começo da pandemia. Foram 5 novos casos registrados por dia na semana de 24 a 30 de outubro. Na semana anterior a média foi de 12 casos. Queda de 41% de uma semana para a outra.
A redução é um reflexo da vacinação na cidade que participa do estudo de efetividade da vacina Oxford/AstraZeneca e já tem mais de 83% da população com o esquema vacinal completo.
Ainda segundo o boletim epidemiológico semanal, divulgado neste sábado (30), a taxa de ocupação do Hospital das Clínicas nos leitos voltados aos pacientes com Covid-19 de Botucatu e região está em 37%. Há apenas uma pessoa internada na UTI Covid e outras quatro em leito clínico.
Na semana anterior eram 6 pessoas internadas e quatro na UTI. A queda nas internações foi de 66% dessa semana em relação a semana anterior.
Apesar da população adulta de ter sido quase que inteiramente vacinada no estudo de efetividade, a cidade que vem enfrentando dificuldade para vacinar os adolescentes.
Na semana passada, apenas 21% do público de 12 a 17 apto para receber a segunda dose da Pfizer, que teve o intervalo reduzido, havia comparecido nos postos de saúde. Por isso, as autoridades de saúde reforçaram a campanha para imunizar esse público.
Durante a semana, as unidades de saúde funcionam das 8h às 17h e também há salas de vacinação que operam no período noturno, das 18h às 21h, no Centro de Saúde Escola, na Vila dos Lavradores.
Fonte: g1