Botucatu terá nebulização contra dengue em dois bairros da região leste
Vila Maria e Jardim Ciranda rcebem nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) ações contra a dengue
A Prefeitura de Botucatu vai realizar, nos próximos dias, a nebulização costal em dois bairros da região leste da cidade como medida de combate à dengue.
A ação será feita na Vila Maria, na quinta e sexta-feira (21 e 22), em seis quarteirões, e no Jardim Ciranda, na segunda-feira (25), em três quarteirões. O trabalho acontece sempre das 8h30 às 11h30.
O processo utiliza inseticida de ultra baixo volume, capaz de eliminar mosquitos adultos que podem estar infectados com o vírus da dengue. O efeito, no entanto, é temporário. Segundo especialistas, a principal forma de prevenção continua sendo a eliminação de criadouros do Aedes aegypti em casas e quintais.
Antes da aplicação, agentes de combate às endemias irão visitar os imóveis para orientar moradores e verificar se estão preparados. A reentrada só é permitida 30 minutos após a aplicação. Imóveis que não estiverem prontos não receberão o procedimento.
As orientações para a população incluem:
- guardar ou cobrir alimentos, utensílios e recipientes de animais;
- levantar roupas de cama e toalhas;
- manter portas e janelas abertas;
- colocar animais de estimação em cômodos fechados;
- pessoas que permanecerem no imóvel devem ficar em ambiente isolado.
Em 2025, Botucatu já registrou 1.435 casos de dengue. O número mantém em alerta autoridades de saúde e reforça a necessidade de medidas de prevenção por parte da população.