Cadeias Produtivas Locais de Botucatu recebem investimentos para inovação e capacitação

As Cadeias Produtivas Locais (CPLs) de Biotecnologia e Aeronáutica de Botucatu foram contempladas com um aporte financeiro destinado à modernização e expansão de suas atividades. O investimento, viabilizado por meio de um programa de fomento do Governo do Estado de São Paulo, visa impulsionar a inovação, a modernização de processos e a competitividade desses setores estratégicos para a economia local.

Os recursos, provenientes dos Termos de Fomento nº 06/2024 e nº 023/2024, firmados entre a Associação Parque Tecnológico Botucatu (APTB) e o Governo do Estado de São Paulo, totalizam R$ 793.068,66. O valor será aplicado no fortalecimento das empresas do município, abrangendo a indústria e o setor de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Entre as iniciativas previstas, estão a capacitação de colaboradores e da comunidade, a aquisição de equipamentos laboratoriais e a oferta de cursos especializados para empresas dos segmentos de Biotecnologia e Aeronáutica.

Com essa iniciativa, a expectativa é que Botucatu amplie sua competitividade, gere novas oportunidades de emprego e fortaleça sua economia.

“Este recurso representa uma oportunidade única para as empresas locais se modernizarem e se tornarem mais competitivas no mercado, além de proporcionar um crescimento sustentável para nossa cidade”, afirmou o diretor executivo do Parque Tecnológico Botucatu, Daniel Lopes.

O diretor científico do Parque Tecnológico, Rui Seabra, também destacou a importância que as CPLs de Biotecnologia trazem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental de Botucatu e região.

“A cadeia produtiva de biotecnologia em Botucatu, reconhecida como um polo de inovação e desenvolvimento, abrange desde a pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, até a sua produção e comercialização. Sua importância reside em múltiplos setores, como a geração de empregos, renda e soluções para setores como saúde, agricultura, meio ambiente e indústria”, pontuou Rui.

A conquista desse investimento é fruto do trabalho conjunto entre empresários das CPLs, sendo o Sebrae, Senai, Ciesp, Parque Tecnológico Botucatu, Unesp e a Prefeitura Municipal de Botucatu.

De acordo com a diretora titular do Ciesp – Regional Botucatu, Patrícia Dias, a conquista é um grande marco não apenas para a cidade, como para todos os empresários, que há anos lutam por esse reconhecimento junto ao Governo do Estado de São Paulo.

“Esse é um passo essencial para fortalecer a cadeia aeronáutica da região, impulsionando novos investimentos, gerando empregos e ampliando nossa competitividade no setor”, complementou Patrícia Dias.

Já para o diretor do Senai de Botucatu, Tiago Guerreiro, ambos os assuntos: Biotecnologia e Aeroespacial, vão ao encontro das principais dores das empresas de cada setor.

“Esse cenário permitirá ao Senai-SP atender ambos os setores de maneira focada e objetiva. Para a cadeia produtiva Aeroespacial, vamos requalificar os colaboradores do setor com cursos, por exemplo. Já na Biotecnologia, traremos especialistas do Senai para tratar de assuntos regulatórios, como Biossegurança e Boas Práticas de Fabricação. Além disso, iremos implementar um Programa por meio do UpLab do Senai, que visa preparar as empresas de Biotecnologia para a captação de recursos públicos e privados, acelerando a introdução de suas tecnologias no mercado”, detalhou.

Sobre as CPLs de Biotecnologia e Aeronáutica

Em outubro de 2024, Botucatu foi credenciada como Cadeia Produtiva Local Consolidada nos segmentos: Biotecnologia e Aeronáutica. Esse programa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas locais de São Paulo, estimulando a auto-organização de aglomerações produtivas setoriais e promovendo o desenvolvimento econômico regional. Isso contribui para reduzir as desigualdades entre as regiões do Estado.

A conquista se deve a um trabalho que vem sendo conduzido pelo Parque Tecnológico Botucatu desde 2021, quando a cidade foi reconhecida como Arranjo Produtivo Local (APL) de Biotecnologia. Agora, como CPL, o município também comprova seu protagonismo na área da Aeronáutica, por reunir várias empresas do setor, principalmente fornecedoras da Embraer.

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias