Catedral de Sant’Ana celebra 179 anos de história, fé e dedicação em Botucatu
A Catedral de Sant’Ana de Botucatu comemora 179 anos de sua criação, nesta quarta-feira, 19. Marcando quase dois séculos de fé, a igreja é um dos principais símbolos religiosos e culturais da cidade, abrigando uma rica história e um papel fundamental na vida espiritual da Comunidade.
A Paróquia de Sant’Ana foi criada em 1846 e, desde então, cresceu junto com a cidade. O edifício atual, inaugurado em 1943, é um exemplo de arquitetura gótica, com vitrais imponentes, portas entalhadas e uma imagem da padroeira com mais de dois metros de altura. A Catedral não apenas é o coração da Arquidiocese de Botucatu, mas também um lugar de encontro para fiéis, tradição e reflexão, um patrimônio cultural histórico e religioso.
“Estar à frente desta Catedral é um chamado à responsabilidade e à entrega”, diz o padre Emerson Anizi, que hoje desenvolve seu trabalho pastoral nesta Comunidade, juntamente com o Pe. Thiaguinho e o seminarista Matheus. “Assim como está escrito em 1 Coríntios 3:11, ‘ninguém pode colocar outro alicerce além do que já está posto, que é Jesus Cristo’. Esse é o fundamento que guia o nosso trabalho pastoral, servindo à comunidade e fortalecendo a fé de todos que aqui vêm buscar consolo e esperança.”
Com quase dois séculos de história, a Catedral de Sant’Ana continua sendo um lugar de acolhimento e espiritualidade. Hoje, fiéis e líderes celebram não apenas o passado glorioso, mas também o presente cheio de desafios e o futuro que ainda será construído sob o olhar da padroeira de Botucatu, a senhora Sant’Ana.