Começo do outono e fim do calor? veja a previsão para o início da estação

Outono teve início nesta quarta-feira (20), à 0h06

Nesta quarta-feira (20), à 0h06 da madrugada, começou oficialmente o outono de 2024. Nesta estação do ano, as temperaturas mais quentes e a umidade do ar tendem a diminuir e, gradualmente, os dias se tornam mais frios e secos.

O início da estação no Brasil e em todo o Hemisfério Sul coincide com equinócio de outono, fenômeno astronômico conhecido por fazer com que o dia e a noite tenham a mesma duração, de 12h.

Marcado pela redução do volume das chuvas e por temperaturas mais amenas na maioria das vezes, o outono vai se prolongar até o dia 21 de junho, às 17h51. Neste momento, acontecerá o solstício de inverno, fenômeno que proporciona a noite mais longa do ano.

Como fica o tempo?

Após um verão de altas temperaturas, os moradores do estado de São Paulo terão alívio nos próximos meses, isso porque a partir desta quarta-feira (20) começa o outono. Após análises feitas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inemet), São Paulo vai ser invadido por uma onda de massa de ar frio e pancadas de chuvas. Confira abaixo como será o início da estação. 

Segundo o portal “Climatempo”, prevê-se uma redução na intensidade das chuvas, com incidências mais dispersas e concentradas em áreas específicas. Em São Paulo, as temperaturas máximas devem exceder os 30ºC até o final do verão. Para o próximo fim de semana e ao longo da semana a partir do dia 18, estão previstas pancadas de chuva na região.

O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo (CGE) ainda alerta para possíveis enchentes, rajadas de ventos e transbordamentos causados por essas chuvas da próxima semana. 

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo experimentará variações significativas de temperatura nos próximos dias. As previsões indicam que as temperaturas mais altas podem atingir até 32°C, enquanto as mais amenas podem registrar em torno de 20°C.

Diferença entre equinócio e solstício

Se o equinócio coincide com o momento em que os dois hemisférios recebem a mesma quantidade de luz, independentemente de ser chamado de equinócio de outono ou equinócio de primavera, a situação é diferente no solstício. 

Durante o solstício, um dos polos da Terra está mais inclinado em relação ao Sol e, por isso, irá receber mais luz e terá o dia mais longo do ano. Nestes casos, chama-se solstício de verão, que marca o começo da estação mais quente. 

Agora, para o polo oposto, mais distante do Sol, ocorre a noite mais longa, em consequência do solstício de inverno.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias