Cuesta Saúde realiza triagem grátis do retinoblastoma em crianças de até 5 anos neste sábado, 23
O teste do reflexo vermelho é uma das formas de identificação não só do Retinoblastoma, como de outras doenças oculares.
A ação que tem como objetivo contribuir para a identificação precoce de doenças oculares em crianças acontecerá no próximo sábado, dia 23 de setembro, das 10h às 14h, na clínica Cuesta Saúde, que fica no Shopping Park Botucatu. O teste dura menos de 1 minuto e é indolor.
A campanha “De Olho nos Olhinhos” ganhou maior visibilidade com o apadrinhamento e promoção do Tiago Leifer e sua esposa Daiana a partir do diagnóstico da sua filha Lua, que tem Retinoblastoma.
As campanhas se iniciaram na última semana em diversos shopping o Brasil com o intuito de conscientização acerca da doença. O Shopping Park em parceira com a clínica Cuesta Saúde e HC promoveu no último sábado uma tarde de conscientização.
Mas a clínica decidiu ir além e disponibilizar o TESTE DO REFLEXO VERMELHO de maneira GRATUITA a todas as crianças de 0 a 5 anos afim de contribuir com a identificação precoce de doenças oculares.
A clínica Cuesta Saúde está localizada no Shopping Park Botucatu e espera as famílias com crianças de 0 a 5 anos no próximo sábado das 10h às 14h.
SOBRE O RETINOBLASTOMA:
O Retinoblastoma é o tumor maligno intra-ocular mais frequente encontrado nas crianças. Representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de 2 anos. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, a maioria dos casos é detectado ao redor de 2 anos. Um dos sintomas do RETINOBLASTOMA é o reflexo branco nos olhos. O reflexo ocular vermelho aparece quando um feixe de luz incide no olho através da pupila, apresentando-se como um reflexo de cor avermelhada que representa a coloração normal da retina e da coroide. Quando esse reflexo pupilar torna-se esbranquiçado, chamamos de leucocoria. Algumas doenças oculares pediátricas se apresentam com leucocoria, entre elas: Catarata, Uveite, Persistência hiperplásica do vítreo primário (PHVP), Retinopatia da prematuridade, Doença de Coats, Retinoblastoma.
Fonte: Acontece Botucatu