Docente do IBB Unesp em comissão cientifica sobre Expossoma
A professora Maria Fernanda Hornos Carneiro, docente do Departamento de Biofísica e Farmacologia do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp, integra a comissão científica do “IV Congresso Latino-Americano de Toxicologia Clínico-Laboratorial (ToxiLatin 2025): Avançando na Era do Expossoma”, e será palestrante no dia 27, abordando o tema “Reprotoxicidade de micro e nanoplásticos em Caernohabditis elegans”.
O evento, promovido pela Associação Latino-Americana de Toxicologia Ambiental, Experimental e Nanomateriais (ASTOXILATIN), terá como um dos focos de discussão de doenças crônicas.
QUANDO – Esse evento de 24 a 27 de junho de 2025, terá como pilar principal abordar os principais desafios do estudo do expossoma em contextos ambientais, ocupacionais e experimentais. O ToxiLatin 2025 acontecerá em Porto Alegre-RS.
DOENÇAS DO TEMPO – Para a docente, a edição de 2025 do ToxiLatin é uma grande oportunidade para aqueles que querem explorar a era do expossoma. (Expossoma é a soma de todas as exposições que um individuo está sujeito ao longo da vida. Essas exposições podem ser externas ou internas, e incluem fatores como poluição, radiação ultravioleta, alimentação, estresse e sedentarismo).
“Nesta edição, o ponto alto do evento é explorar o conceito do expossoma, conceito que relaciona fatores genéticos de um indivíduo ao conjunto de todas as exposições a agentes tóxicos a que esta pessoa é submetida durante toda a sua vida. Um dos objetivos de uma abordagem expossômica é compreender o papel dos fatores ambientais no desenvolvimento de doenças crônicas”, explica a professora.
INTERESSADO? – As inscrições para o congresso estão abertas e podem ser realizadas por meio do link: https://toxilatin2025.softaliza.com.br/inscricoes/.
Os interessados em participar do evento também podem consultar o regulamento geral e submeter resumos acessando: https://toxilatin2025.softaliza.com.br/resumo/.