Exposições “Desvendando Oceanos” e “Transformando Mundos” seguem até junho na Pinacoteca de Botucatu

As obras podem ser visitadas de quarta a sexta-feira, das 08h30 às 17h, e aos sábados e domingos das 11h às 17h. Abertura reuniu mais de 50 pessoas.

A Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu apresenta duas exposições com temas relevantes e atuais relacionados ao Meio Ambiente. A exposição “Transformando Mundos: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” conta com obras de 17 artistas sobre um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.  A outra exposição: “Desvendando Oceanos”, tem como mote desvendar os oceanos pela arte. Ambas estarão abertas ao público até o dia 16 de junho de 2024.

A abertura de ambas aconteceu no último sábado, 24/2, com a palestra “Há um mar dentro de nós”, de Oscar D’Ambrosio. Por meio de uma divertida dinâmica, foi proposta uma reflexão que buscou estimular um pensar sobre a os oceanos, a sustentabilidade, a arte e a vida como maneiras de se relacionar com o mundo em que visões emocionais, racionais, criativas, pessimistas, espiritualizadas e holísticas dialoguem para construir interpretações do mundo fundamentadas em narrativas surpreendentes. Alguns artistas cujas obras integram as exposições, participaram da atividade. 

Os curadores – Na opinião de Oscar D’Ambrosio, um dos curadores da exposição “Desvendando Oceanos” e curador da “Transformando Mundos”, a abertura das exposições na Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu foi positiva em diversos aspectos. “Um deles foi a presença de um público de mais de 50 pessoas em palestra que buscou refletir sobre os significados dos Oceanos na Arte, gerando um pensar sobre abordagens do assunto sob diversas perspectivas, inclusive com alguns artistas compartilhando o seu processo criativo. Outro ponto importante foi a ampla visitação às duas exposições, propiciando uma conversa entre o público, os criadores visuais e as obras expostas nas duas galerias ocupadas pelos projetos”, destaca. 

Oscar é Pós-Doutor e Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Artes Visuais, jornalista, crítico de arte e curador.

Adriana Scartaris, também curadora da exposição “Desvendando Oceanos”, diz ter ficado bastante satisfeita com a presença calorosa do público no último final de semana. “Foi um evento marcado pela celebração da diversidade de expressões artísticas. Agradeço especialmente à Secretaria Municipal de Cultura de Botucatu e à Pinacoteca por proporcionar esse espaço de encontro e apreciação da arte. Todos os artistas do Clube de Artistas, participantes dessa exposição e nós, curadores, estamos confiantes de que a arte poderá inspirar e despertar novos olhares sobre os mares e suas infinitas possibilidades de interpretação”, enfatiza.

Adriana Scartaris é designer e artista plástica com 40 anos de carreira. Há seis anos dirige a sua galeria de arte em Lisboa e comanda o Clube de Artistas, programa de mentoria e gestão de carreira para artistas de língua portuguesa. Foi responsável pela produção cultural e curadoria de 78 exposições no Brasil e em Portugal nos últimos 5 anos.

Desvendando Oceanos

Cores, tonalidades, formas, linhas materiais, técnicas e suportes oferecem um navegar por um universo regido por interpretações que dão a esse universo novos sentidos conduzidos pela convicção de que há um mar dentro de nós tão desconhecido quanto as profundidades abissais. Sua importância e mistérios são tão significativos que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou que, de 2021 a 2030, é a Década do Oceano, relacionada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 14, previsto na Agenda 2030, acordo firmado pelos estados-membros para conscientizar a população sobre a relevância deles.

Os oceanos estão em todos os momentos da vida, mesmo quando se mora longe do litoral. Basta lembrar que as algas marinhas são responsáveis pela produção de 54% do oxigênio do mundo. Além disso, atuam como reguladores do clima no planeta. Sem eles, a temperatura, ao ultrapassar os 100ºC, inviabilizaria a vida na Terra. 

Além disso, menos de 20% do fundo dos oceanos são mapeados! Essa falta de informação justifica o uso da expressão “cultura oceânica”, que discute o papel deles na nossa vida, inclusive por meio de suas representações artísticas, e a influência das nossas ações sobre eles, assuntos que este projeto motiva a desvendar.

Artistas da exposição Desvendando Oceanos

Adriana Gambarinni, Adriano Gambim, Alex Körner, Ana de Andrade, Ana Maria Reis , Angela Canabrava B., Chris Acyoli, Cibele Pilla, Cris Marcos, Debora Amaral, Elsa Farias, Evelyn Gonoretzky, Genésio Teles, Indiara Nicoletti, Ismênia Barreiros, Jayme Guerra, Laura Ancona Lee, Lica Cruz, Licia Vallim, Marcelo Lopes, Maria Angélica Amat Dias, Marinilda Boulay, Norma Vilar, Paulo De Tarso Hardt & Regina Cheida, Rafa Giovannetti, Renata Amaral, René Agostinho, Rossana Jardim, Sanagê, Sandra B Becker, Selma Bombachini, Sergio Andrejauskas, Tania Martins, Urbanb, Vinicius de Paula

Transformando Mundos – Os criadores visuais desenvolveram as suas obras no contexto dos assuntos da Agenda 2030, plano de ação global da ONU que reúne os ODS, criados para erradicar a pobreza e promover vida digna a tod@s, dentro das condições que o nosso planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações. A intenção do projeto é discutir visualmente o fundamental tema da sustentabilidade. Nesse sentido, as obras serão desenvolvidas de modo a assegurar a fidelidade à proposta e a sua intencionalidade poética e acabamento técnico.

Os 17 ODS e os artistas responsáveis

  1. Erradicação da pobreza –Cibele Pilla 
  2. Fome zero e agricultura sustentável – Lica Cruz 
  3. Saúde e Bem-estar – Debora Amaral
  4. Educação de qualidade – Sergio Andrejauskas
  5. Igualdade de Gênero – Maria Amélia Fonseca
  6. Água potável e Saneamento – Elsa Farias 
  7. Energia Acessível e Limpa – Rogério Morais Martins
  8. Trabalho decente e crescimento econômico – Elton Marangoni 
  9. Indústria, Inovação e Infraestrutura – Sanagê
  10. Redução das desigualdades – Selma  Bombachini
  11. Cidades e comunidades sustentáveis –  Ana Maria Reis
  12. Consumo e produção responsáveis – Marcelo Lopes
  13. Ação contra a mudança global do clima – Adriano Gambim
  14. Vida na água – Alex Állen
  15. Vida terrestre – Marinilda Boulay
  16. Paz, justiça e instituições eficazes – Claudia Seber
  17. Parcerias e meios de implementação – Laura Ancona Lee

SERVIÇO

Exposição Transformando Mundos

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável

Curadoria: Oscar D’Ambrosio


Exposição Desvendando Oceanos

Curadoria: Adriana Scartaris e Oscar D’Ambrosio

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias