FCA/Unesp de Botucatu recebe delegação da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística de São Paulo
Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu a visita de uma comitiva da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), composta pelo subsecretário do Meio Ambiente, Jônatas Souza da Trindade, além de representantes do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP) e da Fundação Instituto de Administração (FIA-USP).
O objetivo da visita foi conhecer as ações do projeto “Unidades Demonstrativas de Florestas Multifuncionais em Botucatu-SP: Validando o Refloresta SP”, desenvolvido pelo Laboratório de Restauração e Silvicultura Tropical (Restrop), sob a coordenação do professor Diego Sotto Podadera.
O projeto “Unidades Demonstrativas de Florestas Multifuncionais em Botucatu-SP: Validando o Refloresta SP” busca validar e aprimorar a Plataforma Digital Refloresta SP, desenvolvida pela SEMIL. O projeto contempla a implantação de 6 hectares de Unidades Experimentais Demonstrativas de Florestas Multifuncionais na Fazenda Edgárdia, em área pertencente à FCA. Os objetivos incluem a modernização da abordagem de monitoramento de florestas multifuncionais com a integração de geotecnologias, a geração de conhecimento sobre silvicultura de espécies nativas e restauração ecológica, além de servir como laboratório a céu aberto para capacitação de estudantes, agricultores e técnicos.
A comitiva visitante foi recepcionada na sede da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), na Fazenda Experimental Lageado, pelos professores Caio Antonio Carbonari e Renata Cristina Batista Fonseca, diretor e vice-diretora da FCA. O evento também contou com a presença de Bianca Picado Gonçalves, Secretária do Meio Ambiente de Botucatu.
Durante o encontro, o professor Diego realizou uma apresentação institucional do projeto. Na sequencia, o professor Cristiano Rodrigues Reis fez uma apresentação sobre o uso de geotecnologias no monitoramento dos plantios do programa Refloresta SP.
Após as apresentações, Jônatas Souza da Trindade, subsecretário do Meio Ambiente, comentou: “Fica claro o cuidado, a experiência e o conhecimento de toda a equipe da Unesp na condução desse projeto. Considero muito importante o olhar para o aspecto econômico do projeto, pois o que vai atrair o produtor rural é o ganho financeiro que ele pode ter na implantação de uma ação dessa natureza. Os objetivos estão bem desenhados e creio que a parceria com a Unesp é o que precisamos para poder realmente dar visibilidade e ter segurança técnica, por meio do conhecimento que a equipe consegue agregar em suas ações. Enxergamos nesse projeto uma oportunidade de trazer renda para os produtores e uma recuperação das áreas degradadas no Estado de São Paulo. Tenho certeza que, trabalhando em parceria, conseguiremos entregar resultados relevantes para a sociedade”.
O encontro foi encerrado com uma visita à área experimental, onde os visitantes puderam observar os resultados das ações em campo e um voo demonstrativo com drones utilizados para monitoramento florestal.
Saiba mais sobre o projeto “Unidades Demonstrativas de Florestas Multifuncionais em Botucatu-SP: Validando o Refloresta SP” aqui.