FMB recebe I Simpósio de Enfrentamento da Violência
Graduandos, pós-graduandos dos cursos da UNESP, profissionais e gestores das políticas de saúde, justiça, educação e da assistência social e a sociedade civil de forma geral está sendo convidada a participar do I Simpósio de Enfrentamento da Violência da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP). O evento será realizado nesta quinta-feira, 16 de outubro, das 8 às 17h30, no salão nobre da instituição.
Com o tema central “Vozes Interseccionais: Enfrentamento da Violência contra Mulheres e Populações Vulnerabilizadas”, o evento nasce da urgência em promover espaços de escuta, diálogo e construção coletiva de saberes sobre uma realidade que atravessa silenciosamente instituições, territórios e relações: a violência em suas múltiplas formas, com ênfase naquelas dirigidas a mulheres e grupos historicamente marginalizados.
O simpósio propõe uma abordagem interseccional, reconhecendo que gênero, raça, classe, sexualidade e outros marcadores sociais se entrecruzam, produzindo vulnerabilidades específicas que exigem respostas sensíveis, integradas e transformadoras.
A ampla programação contará com profissionais, pesquisadoras(es), ativistas e representantes da sociedade civil que trarão reflexões e experiências fundamentais para o avanço na construção de saberes, práticas e atitudes comprometidas com a justiça social e os direitos humanos.
A mesa de abertura está programada para as 9 horas, seguida de conferência com o tema “Violência institucional e racismo estrutural: impactos na saúde das populações vulnerabilizadas”, que terá como conferencistas Dr. Luís Eduardo Batista, do Instituto Adolfo Lutz, ex-integrante da Assessoria para Equidade Racial em Saúde do Ministério da Saúde e Vanderson Gomes de Brito Huni Kui, assessor técnico do Ministério da Saúde (SESAI) e fundador do Comitê de Resposta a Eventos Extremos na Saúde Indígena. A mediação será feita pela Profa. Dra. Dinair Ferreira Machado, docente do Departamento de Saúde Pública/ PPGSC – FMB e organizadora do simpósio.
Na sequência será realizada a Roda de Conversa Temática 1 “Violência contra mulheres e meninas: múltiplas faces e interseccionalidade”, que trará como convidadas a Profa. Associada Daniele Pompei Sacardo (UNICAMP / Departamento de Saúde Coletiva) e Profa. Dra. Margareth Aparecida Santini de Almeida – Saúde Pública / FMB, com mediação da doutoranda Ana Paula Leme (PPGSC – FMB/UNESP).
Para o período da tarde está prevista a Roda de Conversa Temática 2 “Violência contra pessoas LGBTQIAPN: invisibilidades e resistências” com participação de Karen Oliveira Diogo, ativista da RNTTHP (participação online); Letícia Mulford, mãe de adolescente trans, ativista em Botucatu (Coletivo Vtrans / ONG Minha Criança Trans) e Pedro Monteiro, estudante de Medicina (FMB/UNESP), com mediação da Profa. Dra. Patrícia Sanine.
Também está programada a Mesa de Experiências com o tema “Práticas e estratégias de enfrentamento das violências” que trará como convidadas Dra. Daniela Machado, psicóloga na Unidade Local de Saúde do Algarve / Vice-presidente da Sociedade Portuguesa de Saúde Pública (participação online); Profa. Associada Jacqueline Teixeira Caramori, docente do Departamento de Clínica Médica da FMB e coordenadora do Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária (NUPE) e Lívia Maria Nicomedes Conceição, presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Botucatu, com mediação da Profa. Dra. Ana Paula Pinho Carvalheira.
Para mais informações: https://www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp