FMB/Unesp completa 60 anos em 2023 e inicia contagem regressiva para comemorações
Cerimônia apresentou a identidade visual que será usada no Jubileu de Diamante
A Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp) deu início na manhã desta segunda-feira, 16 de janeiro, à contagem regressiva de 100 dias para a comemoração de seus 60 anos. A cerimônia reuniu autoridades, gestores, docentes e servidores técnico-administrativos.
Entre os que marcaram presença, o diretor em exercício do Instituto de Biociências de Botucatu (IBB/Unesp), Professor Willian Fernando Zambuzzi; o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/Unesp), Professor Cezinande de Meira; o superintendente do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), Professor Doutor José Carlos de Souza Trindade Filho.
O evento também serviu para apresentação da identidade visual criada por designers da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design (FAAC) da Unesp, Campus de Bauru para comemoração do Jubileu de Diamante da instituição.
Ao discursar na abertura, a diretora Maria Cristina Pereira Lima recorreu a uma passagem ao lado de seus pais e a um poema de Mário Quintana para falar sobre a importância do tempo na vida das pessoas e convidar os presentes para participarem da programação do 60º aniversário da FMB. “Convido todos vocês, todos nós a fazermos esta travessia de cem dias, olhando a paisagem ao redor, admirando a vista e nos orgulhando do que fizemos e estamos fazendo por esta escola, no seu caminho até os sessenta anos”, declarou.
A professora Jacqueline Costa Teixeira Caramori, vice-diretora da FMB, fez a apresentação da logomarca e do selo de 60 anos, O conceito foi desenvolvido utilizando o símbolo do diamante montado com três triângulos associado ao elemento circular presente na marca da FMB. O produto final reforça a data comemorativa e utiliza a cor institucional, a fim de valorizá-la ainda mais na identidade visual. Tanto a marca como o selo também possuem versões monocromáticas.
Responsável por conduzir os preparativos para as comemorações do Jubileu de Diamante, Caramori anunciou que uma intensa programação está sendo preparada e será anunciada em breve. “Estamos aqui para começar os preparativos e colocar em evidência os sessenta anos. E quem é essa senhora. Somos todas e todos. Cada um de nós é a FMB, independente do vínculo, da seção, da unidade ou departamento. Alunas e alunos, residentes, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos. Ser FMB é nosso sobrenome”, afirmou.
Durante a cerimônia foi assinado o ofício 03/2023 que prevê o início da utilização da logomarca comemorativa dos 60 anos nos documentos oficiais da FMB. Autoridades e os presentes foram agraciados com um kit com materiais que já levam o selo e a marca. Ao final, em um monitor de TV foi oficialmente acionada a contagem regressiva de 100 dias, que será encerrada no dia 26 de abril, data de aniversário da instituição.
História
Nos anos 1950, a proposta de criação de uma Faculdade de Medicina em Botucatu, cidade do interior paulista com pouco mais de 40 mil habitantes, soava para muitos como um sonho difícil de ser alcançado. A ideia, que no começo chegou a ser classificada como loucura, aos poucos foi ganhando novos apoiadores e depois se transformou em uma grande causa e principal esperança para acabar com um período de melancolia e estagnação econômica pelo qual passava o município.
Depois de muita luta, em 22 de julho de 1962, o governador de São Paulo, Carvalho Pinto, assinava a Lei 6.860, que criava a Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), como instituto isolado do ensino superior destinado a ministrar, desenvolver e aperfeiçoar o ensino das Ciências Médicas e Biológicas. No ato de sua criação, a nova escola buscaria formar profissionais para os ramos da medicina; medicina veterinária; odontologia e biologia.
Em 26 de abril de 1963 aconteceu a aula inaugural da FCMBB, proferida pelo médico e professor Nicanor Letti, na sala da disciplina de Anatomia para todo o corpo de professores e alunos da instituição. Com o título “Tendências Atuais do Ensino de Anatomia” foi o marco inicial de uma nova escola médica nascida de um grande sonho de uma cidade pequena.
A data foi instituída como o aniversário da Faculdade de Medicina de Botucatu, hoje vinculada à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), que em 2023 completa 60 anos de história. Para celebrar o Jubileu de Diamante da instituição, está sendo preparado um calendário de comemorações com diversas atividades acadêmicas, científicas, históricas e socioculturais, a serem desenvolvidas ao longo do ano.
Fonte: Acontece Botucatu