Funcionários da Cozinha Piloto participam de treinamento sobre alimentação sustentável
A parceria é uma oportunidade para beneficiar a saúde pública por meio da alimentação e a cidade ganhará um Certificado Internacional de Liderança em Saúde e Sustentabilidade após 1 ano de implantação do programa
Na última semana, cerca de trinta funcionários da Cozinha Piloto, vinculada a Secretaria Municipal de Educação, participaram de um treinamento sobre alimentação sustentável, para o desenvolvimento do Programa Botucatu Sustentável, realizado pela Humane Society International .
O programa visa garantir que cerca de 14 mil estudantes tenham acesso a mais verduras, legumes, grãos e frutas em seus pratos e conta com o apoio da Universidade Estadual Paulista (UNESP) para o desenvolvimento de atividades educativas nas escolas sobre alimentação saudável e sustentável e seu impacto positivo no meio ambiente.
Sem custos para a Prefeitura Municipal, o programa tem o suporte de um time de nutricionistas, chefs e profissionais especializados, oferecendo uma consultoria completa para implantação, que inclui: desenvolvimento de cardápio, treinamentos teóricos em educação nutricional e ambiental e treinamentos práticos em alimentação à base de vegetais direcionados para nutricionistas, equipes pedagógicas e de cozinha.
Com essa iniciativa, o município terá apoio para o alcance de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Após 1 ano de parceria, Botucatu também receberá o Certificado Internacional de Liderança em Saúde e Sustentabilidade, reconhecendo sua liderança e comprometimento em avançar e mitigar questões climáticas por meio de uma alimentação saudável e sustentável.
“Por meio dessa parceria, o munícipio de Botucatu entra na liderança global da agenda de sustentabilidade e se torna um exemplo para que outros municípios se mobilizem a fim de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Estamos felizes em apoiar a Prefeitura de Botucatu para garantir que os alunos tenham acesso a mais essas opções de alimentos sustentáveis, deliciosos e saudáveis”, ressaltou a Gerente de Políticas Alimentares da HSI no Brasil, Thayana Oliveira.
Para a Secretaria Municipal de Educação, Profª Cristiane Amorim, a parceria entre a SME e a Humane Society Internacional contribui em dois aspectos importantíssimos para a Educação: “Os servidores da cozinha piloto recebem capacitação para o trabalho, e os alunos saem ganhando, uma vez que os cardápios são feitos a partir de uma alimentação sustentável”.
Mais informações:
Secretaria Municipal de Educação
Rua José Barbosa de Barros, 120, Vila dos Lavradores
Telefone: (14) 3811-3150 – 3811-3199
Fonte: Acontece Botucatu