Golpes pela internet estão aumentando e fazendo vítimas em Botucatu, diz a PM
A maior parte dos golpes envolve o pedido de PIX, cita a Polícia
Golpes pela internet estão aumentando e fazendo vítimas em Botucatu. A informação foi dada pela Polícia Militar na manhã desta quinta-feira (14).
Segundo comunicado, os crimes incluem hackeamento de redes sociais (Instagram e Facebook) e clonagem de telefones usando o aplicativo WhatsApp.
Ainda de acordo com a Polícia Miliar, a maior parte dos golpes envolve o pedido de PIX. Basicamente pessoas se passam por familiares e amigos para pedir dinheiro.
Caso caia em algum golpe, procure a polícia e faça um boletim de ocorrência, para que a situação fique registrada. Por fim, avise parentes e amigos.
Suas informações podem ser usadas pelos responsáveis pelo golpe para entrar em contato com pessoas próximas, pedindo dinheiro. Se eles estiverem cientes, não correrão o risco de cair no golpe.
Conheça outros golpes
Golpe do cartão de crédito
O golpe do cartão de crédito é uma ação fraudulenta a partir da qual os criminosos obtêm informações sensíveis relativas a cartões de crédito, como números, datas de validade e códigos de segurança.
Phishing
O primeiro golpe ao qual você deve ter atenção é o phishing. Geralmente, o ataque é feito por meio de e-mails, nos quais os golpistas se passam por uma instituição financeira — não raramente, a sua — e direcionam você a um site fraudulento.
Comumente, eles enviam e-mails (ou mensagens de texto, como SMS), que realmente parecem ser provenientes de fontes legítimas, solicitando as informações pessoais do destinatário, como senhas e números de cartões de crédito.
Golpe do cartão de crédito
O golpe do cartão de crédito é uma ação fraudulenta a partir da qual os criminosos obtêm informações sensíveis relativas a cartões de crédito, como números, datas de validade e códigos de segurança.
O ataque, geralmente, envolve a prática de phishing, caixas eletrônicos comprometidos e/ou invasões a sistemas de pagamento on-line.
Como se prevenir de golpes de Internet?
Depois de ficar por dentro dos golpes de Internet mais comuns, passa a ser ainda mais fácil proteger os seus dados e as suas informações.
Então, a seguir, confira também os principais cuidados a serem aplicados no seu dia a dia, especialmente durante a navegação na Internet:
Mantenha os sistemas dos seus dispositivos atualizados. Já mencionamos a importância da medida, mas vale reforçá-la, pois tanto o sistema operacional (do seu computador, do seu tablet e/ou do seu smartphone) quanto os navegadores devem estar sempre atualizados. Afinal, as atualizações servem justamente para ampliar a segurança contra os novos golpes que surgem em um ritmo acelerado.
Use senhas realmente seguras. Mesmo que seja mais difícil memorizar e até mesmo digitar senhas complexas, tenha em mente que elas garantem mais segurança para os seus dados. Logo, vale a pena evitar o uso de informações pessoais óbvias e/ou de senhas muito simples e até “batidas”, como “1234” ou “senha”.
Recorra à autenticação de dois fatores. Esse mecanismo é extremamente válido para criar uma camada adicional de proteção para o seu login. Nesse caso, além do acesso padrão, será exigido um código a ser enviado para os dispositivos já cadastrados.
Desconfie de e-mails suspeitos. Conteúdos provenientes de remetentes desconhecidos devem ser tratados com grande cuidado. Então, tenha extrema cautela ao clicar em links, baixar anexos e/ou efetuar qualquer outra ação a partir de um e-mail cujo remetente é anônimo ou incógnito.
Agora que você já conhece os golpes de Internet mais comuns, torna-se possível investir em estratégias com a finalidade de se prevenir. E, claro, de manter as suas informações seguras.
Esse tipo de iniciativa evita situações desgastantes e fraudes cujos responsáveis dificilmente serão identificados. Ou seja, apostar na prevenção é a principal medida de combate aos crimes virtuais.
Fonte: Acontece Botucatu