HC de Botucatu faz transplante cardíaco após captação com programa inédito
Pela primeira vez, o Serviço de Transplante Cardíaco do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) utilizou o programa TransplantAR Aviação Solidária para captar um coração na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.
O programa, lançado pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o Instituto Brasileiro de Aviação (IBA) em 2024, disponibiliza aeronaves privadas para o transporte gratuito de órgãos destinados a transplantes. Segundo Marcello Laneza Felício, chefe do Serviço, a iniciativa é inovadora.
“Além de dar agilidade na logística de captação de órgãos, conseguimos ampliar a chance de sucesso na realização dos procedimentos cirúrgicos”, diz.
A equipe concluiu a captação no Hospital Adib Jatene e retornou ao HCFMB para a realização do transplante cardíaco. O receptor foi um homem e seu estado de saúde é estável.
Este foi o segundo transplante realizado pelo Serviço de Transplante Cardíaco do HCFMB em 2025. Em seis anos de serviço, cerca de 75 de transplantes foram realizados.