IBB tem alunos premiados no Brasil e professor selecionado nos EUA

Durante o International Congress of the Brazilian Genetics Society, realizado de 13 a 16 de agosto em Belém (PA), três alunos do Programa de Pós-Graduação em Genética do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB/Unesp) receberam menções honrosas por seus trabalhos científicos.

– Afonso Martin Melazzo (mestrando) foi reconhecido na categoria Bioinformática e Ômicas pelo estudo sobre fatores mediadores da caquexia via o banco de dados CaCaOdb.

– Natascha Mozaner Nitzsche (doutoranda) recebeu menção honrosa em Genética Animal por utilizar DNA e RNA ambientais para identificar ictiofauna em estuários paulistas.

– Verônica Dall’Acqua Cruz (doutoranda) foi premiada pelo melhor pôster em Genética e Melhoramento Animal, com pesquisa sobre o uso de DNA Barcode no monitoramento do comércio internacional de barbatanas de tubarão.

O professor Danillo Pinhal destacou que as premiações refletem a excelência acadêmica e científica do programa, além da dedicação dos alunos e orientadores. O IBB celebrou a participação de seus representantes em um dos eventos mais relevantes da área, reforçando sua visibilidade nacional e internacional.

Professor do IBB/Unesp é selecionado em chamada internacional da FAPESP e University of Illinois

O professor Wellerson Scarano, do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu (IBB), foi selecionado em uma chamada internacional da FAPESP em parceria com a University of Illinois Urbana-Champaign, para desenvolver pesquisa sobre os efeitos da contaminação plástica na saúde reprodutiva.

O projeto, realizado com a professora Jodi Flaws, em Illinois, investigará o impacto da exposição perinatal a micro e nanoplásticos e ftalatos em descendentes masculinos e femininos. A proposta foi uma das 14 aprovadas entre 49 submetidas por instituições paulistas, sendo a única do IBB.

A colaboração entre os pesquisadores já rendeu seis publicações científicas e intercâmbio acadêmico. Nesta nova fase, os estudos serão divididos entre os dois laboratórios, com foco em saúde pública e sustentabilidade. Além de gerar conhecimento científico, o projeto prevê formação de estudantes, produção de artigos, seminários conjuntos e novos projetos de pesquisa.

Compartilhe nas Redes Sociais