Incêndio de grandes proporções destrói vegetação no morro de Rubião Junior em Botucatu
Fogo perto da Igreja: Bombeiros encontraram dificuldades para combater as chamas por conta do vento e o mato extremamente seco.
Um incêndio de grandes proporções atingiu no início da noite deste domingo (23) a área de mata em torno do morro de Rubião Junior, como é conhecido o local. A situação no local é crítica e toda a área de vegetação foi destruída.
Não há informações de como o fogo teve início, mas é provável que tenha sido criminoso. Há várias semanas que o local apresentava risco máximo de incêndio devido ao clima severamente seco.
As chamas estavam perto da área onde fica a igreja de Santo Antônio. O local é muito visitado, especialmente aos finais de semana.
A vegetação seca foi presa fácil e as chamas se alastraram rapidamente, segundo afirmaram testemunhas no local ao Acontece Botucatu. No chamado pé do morro há diversas residências.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e compareceu no local com uma viatura, mas eles encontravam muitas dificuldades no combate ao fogo. Isso ocorreu devido ao vento e a vegetação extremamente seca.
Não há registros de feridos no incêndio até o momento. A fumaça, porém, prejudicou o fluxo de veículos e pessoas nas imediações.
O fogo teve início por volta das 18 horas, segundo informações de testemunhas no local. O incêndio foi extinto por volta das 21 horas.
Nas últimas semanas diversos focos de incêndios estão sendo registrados em Botucatu. O tempo extremamente seco potencializa as ações criminosas.
Não chove em Botucatu há um mês. Não há previsão de mudança no tempo para os próximos dias, que devem ser quentes e secos.
É crime
O crime de incêndio ambiental está previsto no art. 41 da Lei Federal 9.605/98
Art. 41. Provocar incêndio em mata ou floresta:
Pena – reclusão, de dois a quatro anos, e multa.
Parágrafo único. Se o crime é culposo, a pena é de detenção de 6 (seis) meses a 1 (um) ano, e multa.
Também há previsão no artigo 250 do Código Penal
Quem for flagrado incendiando terrenos ou áreas verdes do Município será penalizado através de multas aplicadas e cadeia pela Policia Ambiental. Denúncias podem ser feitas através do telefone 190 (PM) e 153 (GCM). O telefone do Corpo de Bombeiros para o atendimento de ocorrências é o 193.