Instituto de Artes da Unesp promove o espetáculo “Domitila”
Será dia 13/10, no Teatro Municipal de Botucatu, às 19h, com entrada franca.
O Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP) realizará na próxima quinta-feira, 13, a peça “Domitila, Ópera em um ato de João Guilherme Ripper”. O espetáculo será apresentado no Teatro Municipal de Botucatu, a partir das 19 h. A entrada é franca.
A ópera em destaque foi composta no ano de 2000 e é baseada em cartas escritas por Dom Pedro I para Domitila de Castro Canto e Melo, a Marquesa de Santos. É uma obra lírica e dramática, que retrata toda a ação após da partida de Domitila, quando o romance com o Imperador chega ao fim.
O projeto foi desenvolvido pelo programa Fábrica de Operas, do Instituto de Artes da Unesp, e tem como objeto de estudo, principalmente, a análise de linguagem artística em performance e a criação na área de ópera e teatro musical. O desenvolvimento de estudos em linguagem interpretativa para espetáculos cênicos musicais é feito a partir da formação de grupo de ópera de repertório, formado com alunos de canto, regência, artes cênicas e artes visuais, além de alunos de pós-graduação em áreas correlatas que possam aplicar suas pesquisas de linguagem nos trabalhos desenvolvidos. O projeto também atende participantes externos, vinculados a outras universidades estaduais e faculdades particulares.
A realização da peça tem o apoio da Unesp, da Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (Proec) e da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).
O Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) apoia a iniciativa e convida toda a comunidade para prestigiar a atração.
Fonte: IBB Unesp