Medicina e Enfermagem da Unesp/Botucatu estão entre os melhores cursos, segundo Guia de Faculdades
O Guia da Faculdade 2022 acaba de ser lançado com o resultado da avaliação realizada por 9.518 coordenadores e professores referente a 15.780 cursos superiores de 1.895 instituições de ensino superior espalhados pelo Brasil. Fruto da parceria entre o jornal O Estado de São Paulo e a plataforma de marketing educacional Quero Educação, o levantamento é a maior pesquisa de opinião sobre o ensino superior brasileiro.
A edição avaliou instituições de ensino públicas e privadas, que oferecem ensino presencial ou a distância em dezenas de áreas de conhecimento. Os dois cursos da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/UNESP) aparecem com destaque no ranking. O curso de Medicina recebeu o conceito 5 estrelas (excelente) e o curso de Enfermagem foi avaliado como 4 estrelas (muito bom).
Os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalham. Cada curso recebe três notas (de 1 a 5) para a qualidade do projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso); para a qualidade do corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso) e para a qualidade da infraestrutura (condições de materiais e equipamentos oferecidos).
Entre as instituições públicas, a USP tem o maior número de cursos 5 estrelas, totalizando 108. Na sequência aparecem a Unesp (53) e a Unicamp (49).
Avaliadores e notas – São mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro que se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário e sem remuneração. A maior e a menor notas recebidas por cada curso são descartadas. O resultado numérico do curso em 2022 é a média das notas intermediárias restantes. O resultado numérico de 2022 (com peso 3) é somado ao resultado numérico de 2021 (peso 2) e ao resultado de 2020 (peso 1) para se extrair o resultado numérico final de cada curso.
Se um curso não foi avaliado em um dos anos anteriores, esse ano é desconsiderado da sua média final. O resultado numérico final é transformado em estrelas de acordo com as seguintes faixas de conversão: entre 5 e 4,50 (5 estrelas); menor que 4,50 a 3,50 (4 estrelas); menor que 3,50 a 2,50 (3 estrelas); menor que 2,50 (não-estrelado). Ao final da avaliação, os cursos são apresentados de acordo com os seguintes conceitos: 5 estrelas (excelente); 4 estrelas (muito bom); 3 estrelas (bom); não estrelado e sem nota.
O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP). No projeto do Guia, coube à equipe da Quero a montagem de todo o processo da avaliação de cursos, incluindo a definição da metodologia utilizada, coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos.
Fonte: Acontece Botucatu