Museu Afro Brasil promove oficina sobre educação antirracista na Pinacoteca de Botucatu
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo realizará, nos dias 25 e 26 de fevereiro, a oficina “Educação Antirracista em Espaços Museais e de Memória”, voltada a profissionais de iniciativas museológicas e de memória do Polo SISEM-SP 05. A atividade acontecerá na Pinacoteca Fórum das Artes, em Botucatu, e contará com a condução dos educadores Gabriela Lages Gonçalves e Francisco Phelipe Paz.
A oficina tem como base a Lei 10.639/03, que determina o ensino de história e cultura afro-brasileira no ensino básico, e busca estimular reflexões e práticas voltadas à valorização da memória e à luta contra o racismo. O programa será dividido em dois momentos: uma abordagem teórica sobre questões raciais e o direito à memória, seguida pelo desenvolvimento de leituras e interpretações de acervos com viés antirracista.
A iniciativa é voltada para profissionais que atuam em museus, arquivos, terreiros de religiões de matriz africana e outras iniciativas de preservação da memória no Estado de São Paulo. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas.
Para mais informações e inscrições: link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=40-tyG49GkOaopqVM-6-Bdo7PWcW0HxNkspX3uNw4GxUN0I1UTFGMFIxNlZJSDA1R0xJVzZOVUVOWC4u&route=shorturl
Serviço
Datas: 25 e 26 de fevereiro de 2025Horário: Das 9h às 12h e das 14h às 17hLocal: Pinacoteca Fórum das Artes (Rua General Telles, 1040, Botucatu – SP)Vagas: 20 participantes (com certificado)