Museu do Café da Fazenda Lageado deve ser reaberto em dois anos
Uma comissão de servidores foi criada para efetivar ações de restauro da estrutura, que está fechada desde 2019 com problemas estruturais. Entenda!
A fazenda Lageado, campus da Unesp de Botucatu, que abriga algumas das mais importantes faculdades do brasil, tem guardado um pedacinho da história do estado de São Paulo, com relíquias de estimado valor no Museu do Café.
A área histórica da fazenda, que data de 1885, é patrimônio tombado desde 2013 pelo Condephaat como bem de interesse histórico, arquitetônico, artístico, paisagístico, ambiental e turístico.
Apesar de ser parte integrante da memória de milhares de pessoas, o Museu do Café foi fechado em 2019 por problemas estruturais, com trincas por todo o prédio, que se agravaram ainda mais com a forte chuva que atingiu Botucatu em fevereiro de 2020.
De acordo com informações do Jornal Acontece Botucatu, a expectativa pela coordenadora da comissão, Paula Ferreira Vermeersch, que é docente e História da Arte e da Arquitetura no departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, FCT-Unesp, câmpus de Presidente Prudente, é que o Museu do Café seja reaberto em dois anos.