Palestra no Lageado aborda a Geopolítica Verde e os desafios para a produção tropical
No dia 28 de agosto, quarta-feira, das 17 às 19h30, no Auditório Professor Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Lageado, acontece a conferência “A Geopolítica Verde: Desafios para a Produção Tropical”, com o economista Daniel Vargas.
O evento retoma o ciclo de conferências Órion – Abordagem sistêmica para grandes temas nacionais, promovido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf), sob a coordenação do professor Iraê Amaral Guerrini.
Na conferência, Vargas parte do atual cenário em que os avanços da agenda climática têm gerado tensões cada vez mais sensíveis nas relações econômicas e comerciais entre os países. Na base destas tensões, está a definição de critérios científicos e regulatórios que atestam a sustentabilidade da produção. Daniel Vargas deve abordar questões como: o que é sustentável e o que não é no mundo do alimento e da energia verde? Quem define os critérios válidos? Como empresas e países têm lidado com a proliferação de padrões distintos de “verde”? Qual o significado destas tensões para o Brasil?
Daniel Vargas é professor das Escolas de Economia e Direito da FGV. É doutor e mestre em direito pela Universidade de Harvard, com passagens pelas Universidades de Cambridge (UK) e Bonn (Alemanha). Exerceu distintas posições no governo federal, tais como Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Secretário Executivo da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Nos últimos anos tem se dedicado a compreender e discutir os desafios da transição verde nos trópicos.
O evento é aberto a todos os interessados. Os organizadores solicitam como entrada, a doação de 1kg de alimento não perecível.