Polícia Militar faz cerimônia de formatura do PROERD em Botucatu
Na última sexta-feira, dia 09, a Polícia Militar realizou a formatura de centenas de crianças do PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
A solenidade ocorreu no ginásio da AAF em Botucatu e contou com a presença de várias autoridades, personalidades, professores e formandos. Além da entrega de medalhas e diplomas, foram escolhidas as melhores redações, que renderam vários prêmios aos alunos.
Foi um verdadeiro show de cidadania, patriotismo e de combate às drogas. Parabéns a todos que participaram. Polícia Militar, 190 anos protegendo a sociedade.
ESCOLINHA DA PM NO 12º BATALHÃO
O 12º Batalhão do Interior, com sede em Botucatu, também mantém um ótimo projeto embrião. Trata-se da escolinha da PM.
Nesta ação a cada mês uma escola visita a sede do Batalhão e as crianças acompanham atividades e conhecem a estrutura da PM, como demonstração do Canil, entre várias outras ações.
O PROGRAMA
Desde 1983, o programa D.A.R.E./PROERD tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas, através dos esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são certamente o diferencial desse programa.
Na década de 1990 a Polícia Militar do Estado de São Paulo sensibilizada pelo crescente crime de tráfico de drogas e com os crimes decorrentes de uso, associada ao clamor de pais e familiares que buscavam soluções imediatas para parentes dependentes químicos quando da intervenção policial, fez com que a Instituição direcionasse parte de seu efetivo para a prevenção primária ao uso de drogas, assim o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, teve sua implantação em 1993 com a primeira turma de instrutores formados na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), contando com a participação de mentores da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), sob a supervisão e atualização do Tenente Steave Kayser, de Los Angeles Police Departament – LAPD.
Em 1997, o PROERD foi estendido para a Polícia Militar, sendo criado, no ano seguinte, o Centro de Treinamento do Programa, desenvolvendo cursos para o estado de São Paulo e mais de 18 estados brasileiros e o Distrito Federal.
Em 2002 se tornou um programa institucional em todas as Policiais Militares do Brasil, sendo que São Paulo atuou na expansão desse programa em todos os estados brasileiros, incluindo o RJ, que teve o PROERD extinto por um período.
OBJETIVO
O objetivo do Programa é prevenir o uso e abuso de drogas, através da orientação e conscientização dos efeitos provocados pela dependência de substâncias químicas, sejam elas lícitas ou ilícitas.
O PROERD desenvolve um conjunto de ações preventivas contra as drogas e a violência, apoiando iniciativas com a família, estudantes e professores, sendo aplicado aos alunos de forma dinâmica e divertida, além de oferecer várias atividades interativas, participação de grupos e aprendizado cooperativo, que foram projetados para estimularem os estudantes a resolverem os principais problemas na sua vida, como autoconhecimento e autogerenciamento, tomada de decisão segura, responsável e saudável, compreensão dos outros (alteridade), habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal e habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.
O intuito é encorajar as crianças, em idade escolar, a ampliar suas alternativas positivas para evitarem o uso de drogas e a prática da violência.
Fonte: Acontece Botucatu