Programa Patrulha da Paz retorna atividade com volta às aulas em Botucatu
Previsão é que dois mil alunos sejam atendidos em 2023 pelo programa da GCM
Desde segunda feira, 06, as crianças que cursam o 5º ano letivo nas escolas atendidas pelo Programa Patrulha das Paz de Botucatu já estão recebendo aulas com os Guardas Civis Municipais.
A novidade de iniciar as aulas juntamente com a volta da Rede Municipal deve se ao fato da presença da Guarda Civil Municipal nas unidades prevenindo e auxiliando a comunidade escolar, além da expansão do programa que a cada ano aumenta o número de escolas atendidas.
Nesse ano, além de atender todas as escolas da Rede Municipal mais o grupo de Escoteiro Padre Anchieta, o Programa se faz presente em seis unidades privadas de ensino com as recém chegadas Joana D’Angelis e Liceu Anglo Lavapés. No total para 2023 é esperado o atendimento direto de cerca de 2 mil crianças.
No primeiro encontro com os guardas Nóbrega, Jayme e também agora com a nova integrante da patrulha escolar Dutra, as crianças conhecem os agentes, o regulamento do Programa e o calendário de matéria do Patrulha, além de aprenderem a realizar a apresentação do início da aula nos moldes de ordem unida.
Sobre o Programa
O Patrulha da Paz é desenvolvido pela Guarda Municipal e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e também do Conselho Municipal de Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA).
O Programa teve seu início na Escola Municipal José Antônio Sartori em 2010 e ao longo dos anos foi se expandindo. Hoje está em 23 escolas municipais, seis escolas particulares além do Grupo de Escoteiro Padre Anchieta.
Os alunos recebem uma apostila que estudam sobre cinco vertentes sendo elas: Histórias da Guarda Municipal, Cidadania e Civismo, pequenos acidentes domésticos, Perigo do álcool e drogas e Prevenção às formas de violência.
No final do ano ocorre uma formatura onde são premiados os alunos que se destacam no curso por sua escola. Estima se que nesses 12 anos de projetos mais de 10.000 mil crianças já tenham passado pelas aulas.
Fonte: Acontece Botucatu