Projeto EducaTran encerra primeiro semestre com mais de 5 mil alunos atendidos em Botucatu

O primeiro semestre de 2025 chega ao fim com um marco expressivo para a educação no trânsito em Botucatu. O Projeto EducaTran, promovido pela Semutran e pela Secretaria Municipal de Educação, atendeu mais de 5 mil alunos de 32 instituições públicas e privadas do ensino infantil ao médio e técnico.

 O projeto EducaTran tem um objetivo claro: prevenir sinistros viários e formar multiplicadores do respeito no trânsito. Desde 2022, segundo dados do sistema estadual INFOSIGA, não há registros de mortes no trânsito entre crianças e adolescentes (0 a 17 anos) em Botucatu. Um dado que reforça o impacto direto das ações de conscientização desenvolvidas pelo projeto.

 As atividades são realizadas na Escola Pública de Trânsito Engenheiro Sérgio Gonçalves na sede da Semutran, onde os alunos participam de aulas teóricas e práticas. Primeiro, aprendem sobre deslocamentos seguros, comportamento cidadão e regras de trânsito. Em seguida, vivenciam situações reais em um ambiente adequado, com sinalização em escala real: um verdadeiro laboratório urbano controlado para reforçar os ensinamentos.

 Além da vivência prática, os alunos participantes levam para casa materiais educativos, estimulando o diálogo com familiares e ampliando o alcance da campanha dentro das comunidades.

 As vagas já estão preenchidas para o segundo semestre de 2025. Para as instituições interessadas em participar do projeto em 2026, o contato para agendamento é exclusivamente pelo e-mail mobilidade@botucatu.sp.gov.br.

Compartilhe nas Redes Sociais