Projeto Temático de docente do IB é aprovado pela FAPESP no valor de aproximadamente R$ 2,5 milhões

O projeto tem como objetivo compreender o mecanismo e propor terapias para a disfunção endotelial na hipertensão na gravidez.

Mais um projeto idealizado por docentes do Instituto de Biociências da Unesp de Botucatu foi contemplado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, a FAPESP.

O trabalho nomeado como Endothelial Dysfunction in Hypertensive Disorders of Pregnancy (Disfunção Endotelial em Distúrbios Hipertensivos da Gravidez), tem como principal pesquisadora responsável a Profa. Valeria Cristina Sandrim em parceria com os Professores do IB, Arielle Arena e Carlos Allan Dias-Junior. Fazem parte da equipe ainda pesquisadores de Instituições nacionais e internacionais.

O projeto tem como objetivo principal compreender o mecanismo e propor terapias relacionadas a disfunção endotelial (DE) nas doenças hipertensivas da gravidez (DHG).

“No Brasil e no Mundo, as doenças hipertensivas da gestação são as principais causas de morte materno-fetal. Apesar disso, não há na clínica medicamentos direcionados para o tratamento específico da disfunção endotelial nestas mulheres. O projeto tem como objetivo entender esses mecanismos e propor terapia para mitigar essa problemática. Para isso utilizaremos ferramentas omicas, estudo clínico e estudos epidemiológicos/biomarcadores”, afirmou a professor Valéria Sandrim.

O trabalho Endothelial Dysfunction in Hypertensive Disorders of Pregnancy terá aporte de aproximadamente R$ 2,5 milhões, em verba de material de consumo e bolsas de pós-doutorado, doutorado e treinamento técnico.

Fonte: Acontece Botucatu

Compartilhe nas Redes Sociais

Arquivos

Categorias