Sabesp remove 400 toneladas de resíduos no sistema de esgoto em Botucatu
A Sabesp registrou, nos últimos 12 meses, 1.407 ocorrências de entupimentos na rede de esgoto de Botucatu. No mesmo período, cerca de 400 toneladas de resíduos, entre lixo e areia, foram removidas do sistema, reflexo do descarte inadequado de materiais e de ligações indevidas de água da chuva à tubulação.
Segundo a companhia, dois fatores estão diretamente relacionados ao aumento dessas ocorrências: o lançamento irregular de água pluvial na rede de esgoto, que sobrecarrega a operação, e o descarte de resíduos impróprios, como fraldas, preservativos, cotonetes, papel higiênico, tecidos, óleo de cozinha e outros materiais sólidos.
Essas práticas comprometem o funcionamento das tubulações, geram obstruções, provocam vazamentos e podem fazer o esgoto extravasar para vias públicas, transtornos que, segundo a Sabesp, são totalmente evitáveis com a colaboração da população.
A empresa lembra que o sistema de esgoto é projetado apenas para receber água servida de banheiros, pias e chuveiros, e não águas de chuva ou resíduos sólidos. Para evitar problemas, a recomendação é não descartar lixo ou óleo no vaso sanitário ou ralos, não conectar calhas à rede de esgoto e denunciar irregularidades ou vazamentos pelo telefone 0800 055 0195 ou pelo site oficial da Sabesp.









