Tempo seco e quente potencializa o surgimento do ‘mosquitinho do calor’
Com o tempo seco aliado ao calor, eis que aparece uma figura indesejável. Conhecidos como mosquitinhos do calor, eles estão por toda parte.
Seja qual for a hora do dia lá estão aos montes. Também conhecidos como “mosca da fruta” ou ainda “mosca lambe olhos”, eles irritam.
Essas espécies de pequeninas moscas pertencem ao gênero Hippelates, da família dos cloropídeos. Elas possuem o hábito de lamber o canto dos olhos do homem e de outros animais.
Atraídos por secreções mucosas, os insetos são comuns nesta época do ano, que é marcada por seca extrema e constante, quase sem chuva.
O minúsculo inseto se prolifera em qualquer ambiente ou hora do dia. Embora causem irritabilidade, não oferecem riscos para a saúde.
Não há medidas extremas a serem tomadas pelos moradores para impedir que eles se instalem, mas existem jeitos de tentar afastá-los. É recomendado passar repelente e usar aquelas telas específicas para mosquitos.
Segundo especialistas, essa quantidade enorme é gerada por conta do desequilíbrio e falta de predadores para eles. Aumentar a ventilação do ambiente, colocar aromatizantes ou acender velas de citronela também ajudam a expulsar o mosquitinho do calor.