Tese de pesquisadora da Unesp de Botucatu vence prêmio nacional da Capes
Claudia Carolina Braga foi a vencedora na área de Enfermagem; Isabella Cristina de Castro Lippi, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, também recebeu menção honrosa
A Unesp de Botucatu conquistou reconhecimento nacional na 20ª edição do Prêmio Capes de Tese, cujo resultado foi divulgado na última sexta-feira, 29 de agosto. A pesquisadora Claudia Carolina Braga, do doutorado profissional em Enfermagem da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), foi a vencedora na área de Enfermagem com a tese “Tecnologia digital para gerenciamento de imunobiológicos especiais na atenção primária à saúde: Plataforma ConectAPS – CRIE”.
O trabalho propôs a criação de um aplicativo para integrar a Atenção Primária à Saúde aos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), agilizando pedidos, liberações e aplicações de vacinas destinadas a grupos mais vulneráveis, como pessoas com doenças crônicas, transplantados e pacientes com HIV. A plataforma também permite armazenar e transmitir informações para outros serviços de saúde, como a Vigilância Epidemiológica, trazendo mais eficiência ao sistema.
Além da conquista principal, outra pesquisadora ligada ao câmpus de Botucatu também foi reconhecida. Isabella Cristina de Castro Lippi, do programa de Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, recebeu menção honrosa com a tese “Efeito de dose letal e subletal do imidaclopride no transcriptoma de abelhas Apis mellifera africanizadas”. O estudo analisou os efeitos do inseticida imidaclopride sobre abelhas africanizadas, espécie fundamental para a polinização, trazendo reflexões importantes sobre impactos ambientais e agrícolas.
No total, foram 1.543 trabalhos inscritos na premiação, distribuídos em 49 áreas de avaliação da Capes. A Unesp conquistou quatro reconhecimentos: duas vitórias, incluindo a de Claudia Braga, e duas menções honrosas, entre elas a de Isabella Lippi. Os outros trabalhos premiados são da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia, ambas em Araraquara.
As teses vencedoras seguem agora na disputa pelo Grande Prêmio Capes de Tese, que vai escolher os melhores trabalhos nacionais nas áreas de Ciências da Vida, Humanidades, Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.