Foto: Wikimedia Commons

Unesp abre 27 vagas em Botucatu para estudantes premiados em olimpíadas científicas

Entram na reta final as inscrições para o Processo Seletivo “Olimpíadas Científicas Unesp 2026”, que disponibiliza 451 vagas adicionais em cursos de graduação da universidade. A iniciativa é voltada a estudantes que participaram e obtiveram premiação em olimpíadas do conhecimento reconhecidas pela instituição.

A participação é gratuita e o cadastro deve ser feito exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp. O prazo para inscrição e envio da documentação que comprova a premiação vai até 4 de janeiro de 2026, um domingo. Para concorrer às vagas, não é necessário estar inscrito no Vestibular Unesp 2026.

As chamadas vagas olímpicas estão distribuídas entre as três grandes áreas do conhecimento: 246 vagas em Ciências Exatas, 112 em Ciências Humanas e 93 em Ciências Biológicas. As oportunidades abrangem 23 municípios paulistas, entre eles Botucatu, que contará com 27 vagas. Também há vagas em cidades como Araraquara, Assis, Bauru, Dracena, Franca, Guaratinguetá, Ilha Solteira, Jaboticabal, Marília, Presidente Prudente, Rio Claro, São José do Rio Preto, São Vicente, Sorocaba e Tupã.

O processo seletivo leva em consideração o desempenho dos candidatos em 66 olimpíadas científicas, que incluem competições de nível regional, nacional, ibero-americano e internacional. A lista completa das olimpíadas aceitas está disponível na resolução oficial publicada nos sites da Unesp e da Vunesp.

O resultado preliminar será divulgado em 19 de janeiro de 2026. O período para apresentação de recursos ocorre nos dias 19 e 20 de janeiro, e o resultado final, com a convocação para matrícula, será publicado em 28 de janeiro de 2026.

Outras informações podem ser consultadas nos sites vestibular.unesp.br e www.vunesp.com.br, além do canal “Fale Conosco” da Vunesp para esclarecimento de dúvidas.

Compartilhe nas Redes Sociais