70 mil alunos de Bauru e região realizarão a ‘Prova Paulista’ a partir desta segunda-feira

Exame é voltado aos alunos da rede estadual do Ensino Fundamental e Médio e tem por objetivo avaliar continuamente o desempenho do aluno durante o ano letivo. Em 2024, exame foi escolhido como etapa inicial da Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP).

Cerca de 70 mil alunos de Bauru e região vão realizar a partir desta segunda-feira (8) a primeira avaliação bimestral do ano, a Prova Paulista.

O cronograma da Secretaria de Educação do Estado de SP prevê que mais de 2,1 milhões de estudantes matriculados na rede estadual realizem o exame, entre os dias 8 e 17 de abril.

A Prova Paulista é direcionada a alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Dentre os 70 mil alunos de Bauru e Região que farão as provas, 41,7 mil deles estão matriculados nos cinco anos do Ensino Fundamental e 28,3 mil deles nas três séries do Ensino Médio.

Em 2024, a “Prova Paulista” foi escolhida como a etapa inicial da Olimpíada de Matemática do Estado de São Paulo (OMASP), onde o desempenho dos alunos em questões de matemática será avaliado para a possível classificação para a próxima fase da competição.

A seleção será feita com base nas melhores pontuações dos estudantes de cada ano ou série, representando os 30% mais bem classificados de cada escola.

Outra novidade da edição deste ano está no formato da prova, que incluirá questões com múltiplas alternativas corretas, ampliando assim as formas de avaliação do conhecimento dos alunos.

Prova Paulista x Provão Paulista

Apesar do nome parecido, as duas avaliações têm propósitos diferentes. A Prova Paulista foca nos alunos do Ensino Fundamental e Médio e tem por objetivo avaliar continuamente o desempenho do aluno durante o ano letivo.

Já o Provão Paulista é uma avaliação que acontece apenas uma vez ao ano e é voltada exclusivamente para alunos do Ensino Médio. O Provão Paulista tem como objetivo o ingresso dos alunos nas universidades e faculdades paulistas.

Fonte: Portal G1

Compartilhe nas Redes Sociais